Competição sub-18 abriu evento, na última quarta-feira (5), na Arena de Esportes da Bahia, em Lauro de Freitas
O primeiro dia da Copa Pan-Americana de Judô Bahia 2023 reuniu 147 judocas brasileiros na Arena de Esportes da Bahia, em Lauro de Freitas, nesta quarta-feira, 05, primeiro de quatro dias do evento continental. A classe sub-18 foi a primeira a conhecer seus campeões, com 100% das categorias dominadas por brasileiros.
+ RESULTADO FINAL SUB-18
O evento integra o Circuito Pan-Americano de Judô sob chancela da Confederação Pan-Americana de Judô e teve um valor especial para os brasileiros que buscam representar o país nos Mundiais das equipes de base.
Isso porquê a CBJ atribuiu à Copa o peso de um Estágio Internacional no ranking nacional sub-18. Os campeões e campeãs na Bahia somaram 200 pontos nesta que foi a última etapa classificatória para o Mundial.
“O grande mérito do evento foi a gente trazer esse formato internacional em que os atletas podem pontuar e ranquear internacionalmente, eles terem acesso à estrutura de uma competição internacional dentro do Brasil. Esse é um bônus na parte de evolução técnica deles. Para a formação da equipe do Mundial, a grande vantagem é que a gente teve os melhores atletas do Brasil competindo numa competição aberta e sendo possível verificarmos quem são os melhores. De maneira geral, os que chegaram às finais eram os atletas que a gente esperava. Então, essa competição vai ser determinante para algumas escolhas. Nem todos os atletas atingiram os critérios para convocação direta. Então, para análise técnica, essa competição vai ser um parâmetro importante”, explicou José Olívio Júnior, treinador da seleção Sub-18 do Brasil.
Uma das campeãs que, com os pontos vai liderar o ranking é Nicole Marques (48kg), que ainda teve o privilégio de contar com o apoio dos pais treinadores, Phillys e Robert, no ginásio.
“A competição sendo aqui no Brasil tendo a presença dos meus dois pais como os meus técnicos já me ajudou muito. Estou muito feliz com essa medalha de ouro, era tudo o que eu queria. Eu vim aqui para buscá-la e consegui”, comemorou a judoca do Distrito Federal.
“Hoje ela lidera o ranking graças a esse evento fantástico que foi promovido, hoje, aqui no Brasil”, lembrou o pai. “Objetivo alcançado, né”, completou a mãe, Phyllis.
No masculino, uma das lutas mais emocionantes foi protagonizada por Renzo Machado (55kg), que virou o placar de um waza-ari contra, jogando e imobilizando Samuel Silva (55kg) nos últimos segundos de luta.
“Estou me sentindo muito bem, fiz grandes lutas, com oponentes muito fortes e consegui me sagrar campeão depois de muito trabalho. Foi diferente, minha primeira competição internacional dentro do Brasil, uma experiência muito legal”, disse Renzo.
Depois das disputas Sub-18 será a vez da classe Sub-21 se apresentar no tatame da Arena de Esportes da Bahia, nesta quinta, 06, a partir das 9h (Brasília).
PROGRAMAÇÃO
05/07 – Copa Pan-Americana Sub-18
9h – preliminares
16h – finais
06/07 – Copa Pan-Americana Sub-21
9h – preliminares
16h – finais
08/07 – Open Pan-Americano Sênior (48kg, 52kg, 57kg, 63kg, 60kg, 66kg e 73kg)
10h – preliminares
16h – finais
09/07 – Open Pan-Americano Sênior (70kg, 78kg, +78kg, 81kg, 90kg, 100kg e +100kg)
10h – preliminares
15h – finais
TRANSMISSÃO
Canal da Confederação Pan-Americana de Judô
Fonte: CBJ
Foto: Anderson Neves/CBJ