BrasilEsporteMulher

Surf: Estreia da categoria feminina é destaque no Dream Tour Garopaba

O mar estava clássico na Praia da Ferrugem em mais um dia de competição do Circuito Brasileiro de Surf.

A quinta-feira amanheceu ensolarada e com ótimas condições para mais um dia de competições da segunda etapa do Dream Tour 2023 na Praia da Ferrugem, em Garopaba. A primeira chamada foi para as duas baterias da segunda fase masculina que faltavam ser finalizadas. Na sequência, as oitavas de final, também da categoria masculina, começaram.

Weslley Dantas teve a melhor nota masculina do dia | Foto: David Castro

O destaque das disputas homem a homem nas oitavas ficou para Diego Aguiar, representante de São Paulo que eliminou o também paulista Luciano Brulher, com o somatório de 15.43. Já a onda com a melhor pontuação foi do atleta Weslley Dantas, de São Paulo, que conquistou um 8.93 e eliminou o atleta paulista Cauã Costa. 

“Foi uma bateria difícil contra o Cauã, tiveram poucas ondas hoje, mas está perfeito. Não consegui soltar todo meu surfe para dar aéreos, vários tipos de manobra, mas mostrei o que consegui achar no jogo e se Deus quiser vamos para a final”, conta Weslley.

Juliana dos Santos teve a maior somatória feminina do dia | Foto: David Castro

Após a definição das oitavas masculinas foi a vez das mulheres caírem na água pela primeira vez na segunda etapa do Dream Tour. A bateria de número um já começou forte, com a cearense Juliana dos Santos vencendo e atingindo a maior pontuação do dia, um 13.50.
“No free surf tenho me dado bem então comecei hoje com bastante segurança e muito focada. Passar a primeira bateria é tirar um peso das costas para mostrar o meu surfe. Estou com a cabeça boa e vou continuar com as melhores expectativas, muito foco e fé em Deus para os próximos desafios”, diz Juliana. 

Foto: David Castro

A categoria feminina do Circuito Brasileiro de Surf conta com 24 atletas competindo, desde surfistas muito jovens como Maria Amélia Autori, atleta de apenas 15 anos que é a representante convidada da região, até Silvana Lima, pentacampeã brasileira e vencedora da primeira etapa do Dream Tour em Xangri-lá.

A vice-presidente da CBSurf Brigitte Mayer comenta a importância do desenvolvimento do surfe feminino através de competições como o Dream Tour. “O que estamos vivendo aqui é um verdadeiro divisor de águas. Apesar de todas elas terem um nível técnico altíssimo, este circuito revive o sentimento de competição, de lugar de pertencimento. Elas conseguem ver que tem um espaço importante e igualitário no esporte, além disso hoje temos meninas da categoria de base querendo saber como entrar no Dream Tour. É muito gratificante poder fazer parte desta fomentação do esporte e colaborar no desenvolvimento de novos ídolos e novas perspectivas.”

Ações Socioambientais com crianças locais | Foto: David Castro

“Garopaba é a Capital Catarinense do Surf e o Dream Tour é a Elite do Surf Nacional. Turisticamente falando é um marco histórico e vem consolidando o nosso planejamento de nos tornarmos uma das cidades com mais qualidade de vida do Brasil. Eventos como esses fortalecem a nossa economia em todas as épocas do ano e trabalharemos fortemente para termos um turismo aquecido o ano inteiro”, diz Sérgio Lima, Secretário de Turismo, Esporte e Desenvolvimento de Garopaba.

Além de um mar movimentado, a quinta-feira também foi agitada nas areias da praia da Ferrugem. As crianças dos Projetos Sociais Ser Humano Surf e Onda Azul, participaram de uma gincana ministrada por Brigitte Mayer e Karina Abras, além de conhecerem a vila Socioambiental com as exposições da Rota da Baleia Franca e do Projeto Cetáceos e terem a oportunidade de surfar com a Associação EcoGaropaba.

Dream Tour Garopaba | Foto: David Castro

O próximo dia de competição do Dream Tour 2023 contará com as oitavas de final feminina. 
A Divisão Principal do Circuito Brasileiro conta com empresas que dão a dimensão da relevância do evento no cenário esportivo nacional. O Dream Tour tem a Shell como a cota principal Coapresenta, a VIVO e Corona como Patrocinadoras Master e a Gerdau como Patrocinadora.

Dream Tour é uma realização da Confederação Brasileira de Surf (CBSurf) e promoção da Dream Factory, que estão juntos resgatando a Divisão Principal do Circuito Brasileiro de Surfe, através da Lei de Incentivo ao Esporte do Governo Federal, por meio do Ministério do Esporte.
Para saber tudo sobre o Dream Tour 2023 siga @dreamtoursurf no Instagram. A competição está sendo transmitida ao vivo no canal CBSurfPLAY do Youtube, e estará disponível na sportv a partir das quartas de final.

Confira todos os resultados atualizados aqui.

Fonte: ASCOM CBSurf
Foto: David Castro

Related posts

Luís Eduardo Magalhães: Atletas são destaque no Open Brasília de Jiu-Jitsu

Fulvio Bahia

Serviços crescem 0,9% em maio, após queda em abril

Fulvio Bahia

Especialistas defendem importância do afeto e da interação para o envelhecimento saudável

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais