Debater, detalhar e discutir pontos do Programa Bahia Sem Fogo foram objetivos da reunião entre as Secretarias da Segurança Pública (SSP) e do Meio Ambiente (Sema), na tarde da última quarta-feira (4). Os detalhes sobre a atuação das equipes para 2023 e para os próximos anos do programa – que é responsável por tornar mais efetivas as ações de prevenção, combate e monitoramento a incêndios no estado, oferecendo infraestrutura e logística adequadas – foram tratados pelos secretários Marcelo Werner e Eduardo Sodré.
O comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Adson Marchesini, e integrantes da corporação responsável pelo combate e monitoramento direto dos focos de incêndio em regiões críticas, a exemplo da Chapada Diamantina e Oeste do Estado, também estiveram presentes no encontro que discutiu, entre outros aspectos, novas formas de enfrentar os incêndios florestais.
“A nossa meta agora é identificar esses focos para garantir ainda mais segurança à população. Garantir um trabalho digno para os servidores, aliados aos novos meios de tecnologia com certeza será o diferencial daqui para frente”, detalhou otitular da SSP, Marcelo Werner.
Equipes já estão sendo montadas em pontos estratégicos e o monitoramento iniciado, acompanhando os efeitos do ‘El Niño’, fenômeno climático que, em 2023, tem a possibilidade de ultrapassar recordes de temperatura.
Participaram do encontro, além dos gestores da pasta, os subcomandantes da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, coronéis Nilton César Machado e Eduardo Piauhy, respectivamente, a delegada-geral da PC, Heloísa Brito, além de integrantes da Sema, Instituto Do Meio Ambiente E Recursos Hídricos (Inema) e Defesa Civil.
Fonte: Ascom/SSP
Foto: Jorge Cordeiro