BahiaFeiraLiteratura

Lançada programação da 1ª edição da Feira Literária Internacional de Serrinha; evento acontece de 20 a 23 de julho

Foi lançada, na noite desta quinta-feira (6), a programação da 1ª edição da Feira Literária Internacional de Serrinha (FELIS). Com o intuito de promover incentivo à leitura com mesas temáticas, rodas de conversa, palestras, espetáculos e performances, a FELIS vai reunir escritores e leitores de todas as idades.

Entre os dias 20 a 23 de julho, a cidade de Serrinha será palco de Conversas Literárias, debates, contações de histórias e lançamentos de livros abordando variedade de gêneros literários. Destaque da programação é a participação da atriz e escritora Elisa Lucinda, Lívia Natália, Cássia Valle, Bárbara Carine, Emília Nuñez e Hamilton Borges.

Outro destaque da programação é a valorização da participação da comunidade local, destacando a participação dos estudantes das escolas da região, visando estimular o hábito da leitura entre os jovens e promover o acesso à cultura literária. A secretária Municipal de Educação, Maria Betânia, destacou a importância e a grandeza da FELIS. “Juntos proporcionaremos a maior visitação escolar pública, onde nossos alunos encontrarão um espaço para sonhar, desenhar novos futuros, imaginar com criatividade e ser protagonista do próprio evento”.

Com diversas atividades, a FELIS oferece diversos espaços para todos os públicos. A Praça Astrogilda Guimarães – Morena Bela vai receber a Tenda Maria Firmina, Feira Livre, Feira Inclusiva, Palco Música, Exposições de Artes Plásticas, o espaço Editora LDM, do Espaço Maria Felipa, no Colégio Estadual Rubem Nogueira, além do espaço infantil Felisinha Lydia Hortélio. A Feira Literária Internacional de Serrinha (FELIS) é uma iniciativa do Núcleo de Arte, Cultura e Comunicação na Comunidade (NACOM) e Pensar Serrinha 150 Anos.

Com o tema “Bicentenário da Independência – Caminhos da liberdade: o protagonismo feminino e popular e as liberdades contemporâneas”, a FELIS foi uma construção coletiva que produziram essa feira em torno do bicentenário destacando as personagens femininas. “A Feira surgiu do sonho de diversos agentes culturais e foi crescendo como uma ideia de construção coletiva”, afirmou Sandro Magalhães, coordenador geral juntamente com Judite Santana e Isabele Sanches e Alex Menezes.

Divulgação

Representando o Governo do Estado, através da Fundação Pedro Calmon (FPC), Denise Ramos destacou a importância das feiras literárias no estado. “O governo saiu de 6 feiras literárias em 2010, e hoje já temos mais de 50 eventos listados e mapeados, que pretendemos apoiar com este intuito de colocar a sociedade civil a pensar os eventos juntamente com os proponentes”.

Durante a apresentação da programação temática, o curador do evento Ricardo Ishmael reforçou o desafio de pensar mesas e garantir os múltiplos protagonismos. “Foi bastante desafiador criar uma programação que seja ampla, diversa, plural e que abrace a temática da Feira”. Na abertura oficial Jessica Senra, Isabelle Sanches e Maria Eduarda Martins conversam sobre “A Independência é Feminina”. Na sexta-feira, “O Protagonismo Negro na Literatura Baiana” com Lívia Natália e Jussara Oliveira de Souza. Para fechar a programação Elisa Lucinda, Obdália Santana e Stefanye Menezes participam da mesa “Escrever para Entender as Coisas: o Pensamento de Elisa”.

A Feira Literária Internacional de Serrinha (FELIS) conta com o apoio do Governo do Estado através da Fundação Pedro Calmon, Secretaria de Cultura e Secretaria de Educação do Estado da Bahia, da Prefeitura Municipal de Serrinha e do Sebrae.

Confira a programação temática:

20/07 – QUINTA-FEIRA

06h – ALVORADA DE FOGOS

15h30 – CONTAÇÃO DE HISTÓRIA – “Infância, família e diversidade” com Deko Lipe. Local: Felisinha Lydia Hortélio (Praça Astrogilda Guimarães – Morena Bela.

18h – Exibição de Documentário – “Bicentenário da Independência – Heróis e Heroínas da Liberdade” – TV Bahia. Local: Espaço Maria Felipa (Colégio Estadual Rubem Nogueira) .

19h00 – ABERTURA OFICIAL – “A Independência é Feminina”: Conversa Literária com Jessica Senra, Isabelle Sanches e Maria Eduarda Martins. Local: Espaço Maria Felipa.

21/07 – SEXTA-FEIRA

09h30 – CONTAÇÃO DE HISTÓRIA – “A Saia que Conta e Canta: Maria Felipa, Força e Poesia” com Márcia Mendes e Mediação de Raiane Cordeiro. Local: Felisinha Lydia Hortélio.

15h30 – “As contribuições das Mestras da Tradição Oral para os contadores de histórias contemporâneos” com Mario Omar e Mediação de Emílio Mascarenhas. Local: Felisinha Lydia Hortélio

09h30 – “O Protagonismo Negro na Literatura Baiana” com Lívia Natália e Mediação de Jussara Oliveira de Souza. Local: Espaço Maria Felipa.

15h30 – “Livros, Leituras, Escritas e Riscos. Os Novos Quilombos de Zumbi” com Hamilton Borges e de Mediação: Nilcley Santos. Local: Espaço Maria Felipa.

22/07 – SÁBADO

09h30 – CONTAÇÃO DE HISTÓRIA – “Themba, o Menino Rei” com Marcos Cajé e Mediação de Sirley Lima Barreto. Local: Felisinha Lydia Hortélio.

15h30 – “Novas Narrativas para o Público Infantil” com Cássia Valle e Mediação de Gilmara Freitas. Local: Felisinha Lydia Hortélio.

09h30 – “Maria Felipa de Oliveira: sua Importância na Educação Escolar” com Bárbara Carine e Mediação: Jivaldo Oliveira. Local: Espaço Maria Felipa.

15h30 – “Literatura como Construção de uma Nação” com Marcus Vinícius Rodrigues e Mediação de Adriano Eyson Rego. Local: Espaço Maria Felipa.

23/07 – DOMINGO

09h30 – CONTAÇÃO DE HISTÓRIA – “A Menina da Cabeça Quadrada” com Emília Nuñez e Mediação de Nadja Nunes. Local: Felisinha Lydia Hortélio.

09h30 – “Representação e Representatividade nas Páginas dos Livros e na Tela da TV” com Luana Souza e Mediação: Cleuza Juriti. Local: Espaço Maria Felipa.

11h – ENCERRAMENTO – “Escrever para Entender as Coisas: o Pensamento de Elisa” Conversa Literária com Elisa Lucinda, Obdália Santana e Stefanye Menezes. Local: Espaço Maria Felipa.

Fonte: SECOM GOVBA
Foto: Divulgação

Related posts

Servidores públicos da Bahia enviam carta ao governador Jerônimo Rodrigues em defesa do Planserv

Fulvio Bahia

SDR lança três novos editais para fortalecer agricultura familiar e promover a sustentabilidade na Bahia

Fulvio Bahia

Patrulha Escolar completa um ano de atuação junto às unidades da rede municipal de ensino

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais