Ação SocialPrefeitura Municipal de SalvadorSPMJ

Gravidez na adolescência é tema de atividade da SPMJ com jovens do CIEE

Com o intuito de evitar a gravidez indesejada na adolescência a SPMJ, através da Diretoria de Infância e Juventude, realizou o Cine-Debate sobre Educação Sexual e Saúde Reprodutiva com 254 jovens do Programa Jovem Aprendiz do CIEE, no auditório da Estácio.

Fatores como o início, cada vez mais precoce, de relações sexuais e a baixa taxa de uso de contraceptivos são determinantes na ampliação das taxas de gestação na adolescência. No Brasil são registrados 400 mil casos/ano e no Nordeste temos 1,17% dos registros na faixa etária de 10 a 14 anos e 20,11% de 15 a 19 anos, segundo dados da UNFPA.

A Secretária de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude, Fernanda Lordêlo destaca que “Essa ação de orientação quanto a gravidez na adolescência trata de um tema que tem sido muito solicitado pelos parceiros, é um problema de saúde pública que traz uma série de impactos físicos, psicológicos e na inserção de jovens no mercado de trabalho. Por isso estamos ampliando a nossa rede de atuação a partir de parcerias público-privada”.

A partir de uma metodologia desenvolvida pela UNFPA, é exibido um filme documentário chamado Meninas, com direção de Sandra Werneck, que retrata a vida de adolescentes grávidas e promove-se uma conversa desses adolescentes com especialistas em educação sexual e saúde reprodutiva.

“Essa parceria é muito importante para o público que nós atendemos, falar sobre esse tema nessa fase da aprendizagem é fundamental porque muitos jovens interrompem o programa por causa de gravidez” pontua a assistente social do CIEE, Elisângela Raimundo.

Os casos tendem a ser mais frequentes nos contextos de maior vulnerabilidade social e de barreiras de acesso a serviços e direitos. Os dados são de um estudo, a cartilha Sem Deixar Ninguém para Trás: Gravidez, Maternidade e Violência Sexual na Adolescência, desenvolvido por meio de uma parceria entre o Instituto de Saúde Coletiva da UFBA, o Centro de Integração de Dados e Conhecimentos para Saúde (Cidacs/Fiocruz Bahia) e o Fundo de População das Nações Unidas (Unfpa).

Fonte / Foto: ASCM SPMJ

Related posts

Prefeitura de Salvador apresenta ações voltadas para o público feminino ao Fundo de População das Nações Unidas

Fulvio Bahia

Governo oferecerá gás de cozinha para 20 milhões de famílias

Fulvio Bahia

Defesa Civil altera data da capacitação de voluntários para a próxima sexta-feira (10)

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais