BahiaGoverno do EstadoPesquisas

Casa Civil publica edital para eleição de membros do Fórum Estadual de Convivência com Semiárido

A Casa Civil do Governo da Bahia publicou, no Diário Oficial do último sábado (8), uma Portaria (Nº 14 de 07/07/2023) para convocar a Assembleia de Eleição de representantes de instituições de ensino e pesquisa, de entidades privadas sem fins lucrativos e de outras organizações da sociedade civil, com atuação reconhecida no semiárido, para compor o Fórum Estadual de Convivência com o Semiárido, para a Gestão 2023 a 2025.

A publicação traz edital anexo (Edital Nº 01 de 07/07/2023) com as regras para o processo eleitoral que definirá três representantes de instituições de ensino e pesquisa e dois representantes de entidades privadas sem fins lucrativos e de outras organizações da sociedade civil, além dos respectivos suplentes. A Assembleia será realizada no dia nove de agosto de 2023, às 9h, no Auditório do Hotel Bahiamar, no Jardim de Alah, em Salvador.

De acordo com o Edital, os interessados na candidatura a membros do Fórum deverão estar presencialmente na Assembleia de eleição para apresentar seus pedidos de inscrição à equipe organizadora, indicando o segmento a que pertencem e documentação que comprove a respectiva representação oficial da entidade.

“Nesse encontro, além do processo eleitoral, será feito um balanço das ações, será discutido o combate à desertificação, os impactos do El Ninho à luz da mudança climática e as perspectivas do Plano Estadual em relação ao novo PPA”, explica José Tosato, responsável pela Coordenação de Acompanhamento de Políticas de Inclusão Socioprodutiva e Sustentabilidade da Casa Civil (COPIS).

O Fórum é presidido por Valda Aroucha, representante da entidade Agendha. Ela lembra que o semiárido baiano possui mais 288 municípios, um número expressivo que requer políticas públicas e atenção específica. “É muito importante que as organizações da sociedade civil, universidades e demais instituições de ensino e pesquisa participem desse processo e que possam, com a sua experiência, compor inclusive esse Fórum. Temos as questões climáticas, as questões de áreas suscetíveis à desertificação. São temas de grande interesse para a saúde do ambiente, para a saúde das pessoas, para a economia, para a resiliência climática e para uma Bahia cada vez melhor. Para isso, a participação é fundamental”, defende Valda.

Mais informações podem ser obtidas na COPIS, pelo telefone (71) 3115-9207 ou por e-mail (jose.tosato@casacivil.ba.gov.br).

Sobre o Fórum

O Fórum Estadual de Convivência com o Semiárido, com funções propositiva, consultiva e de acompanhamento da Política Estadual de Convivência com o Semiárido, é vinculado à Casa Civil, sendo exercida pela pasta as funções de Secretaria Executiva. Tem como atribuições estabelecer interação e diálogo com os colegiados que o compõem e seus demais representantes, para ampliar a articulação e garantir a transversalidade. O espaço de participação é responsável por acompanhar e avaliar a execução da Política Estadual e do Plano Estadual de Convivência com o Semiárido, formulando recomendações para aprimorar sua intersetorialidade.

Fonte: Ascom/Casa Civil
Foto: Divulgação

Related posts

Governo do Estado mobiliza bombeiros militares e envia aeronaves para unir esforços no combate ao incêndio florestal no Parque Nacional do Monte Pascoal

Fulvio Bahia

Durante agenda em Londres, Débora Regis diz que pretende levar para Lauro de Freitas o que há de mais moderno e eficiente em gestão pública

Fulvio Bahia

Governo do Estado envia medicamentos, insumos e ambulâncias para municípios afetados pelas chuvas

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais