BahiaPrefeitura Municipal de SalvadorUrbanização

Prefeitura de Salvador e Unesco debatem dinamização do Centro Histórico e Comércio

A Prefeitura de Salvador, em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), promoveu na tarde desta terça-feira (11) mais uma edição do ciclo de debates sobre o Centro Histórico e o bairro do Comércio. O evento, intitulado “Habitação em Áreas Centrais”, ocorreu no Centro de Cultura da Câmara Municipal de Salvador, na Praça Municipal, e contou com a presença de autoridades, incluindo o músico e embaixador Ibero-americano da Cultura, Carlinhos Brown.

Além dele, o encontro contou com a participação da presidente da Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF), Tânia Scofield; da arquiteta urbanista e diretora de Planejamento da FMLF, Beatriz Cerqueira; do subsecretário de Desenvolvimento Econômico do Rio de Janeiro, Thiago Dias; do coordenador da nova Prefeitura-Bairro do Centro Histórico, Humberto Sturaro; entre outras autoridades.

O encontro desta terça, conforme explicou Tânia Scofield, teve como objetivo discutir a dinamização dessas áreas importantes e históricas da cidade, abordando temas como reabilitação urbana, dimensão social e vulnerabilidade em áreas centrais, além de cidades e cultura. Ela destacou a importância do ciclo de debates e ressaltou que “há um interesse da população em discutir e dar uma solução para a dinamização do Centro Histórico de Salvador”.

O multi-instrumentista Carlinhos Brown enfatizou a necessidade de preservar e revitalizar os casarões, destacando que isso também implica em cuidar das pessoas e combater o abandono humano que afetou essas regiões. Ele expressou o desejo de que a requalificação da cidade alcance os centros urbanos, visando o bem-estar dos cidadãos e dos visitantes.

“Ninguém pode dizer que Salvador não está tendo uma requalificação. A cidade está mudando. Se estiver bom para quem habita a cidade, estará bom para quem vier nos visitar. Nós precisamos pensar uma cidade para o cidadão que a habita, e ela vai ficar muito mais facilitada para aqueles que nos visitam”, acrescentou o músico.

Thiago Dias, subsecretário de Desenvolvimento Econômico do Rio de Janeiro, mencionou que as centralidades urbanas enfrentam “desafios globais”, especialmente após a pandemia, com a ascensão do teletrabalho. Ele ressaltou a importância de implementar “instrumentos de requalificação urbana”, já adotados com sucesso no Rio de Janeiro, em Salvador, considerando as semelhanças entre as cidades.

O coordenador da nova Prefeitura-Bairro do Centro Histórico de Salvador, Humberto Sturaro, ressaltou a necessidade de envolver a comunidade nos debates sobre habitação e ocupação do espaço, visando uma reconstrução qualificada e voltada para o bem comum. “Quando você lança essas ideias para a comunidade, discute e ouve, isso só faz retornar para as mãos da sociedade de forma muito melhor e muito mais qualificada”, sugeriu.

Próximas edições – Os próximos encontros do ciclo estão agendados para os dias 18 e 25 de julho, abordando os temas “Dimensão Social e Vulnerabilidades em Áreas Centrais” e “Cidades e Cultura”, respectivamente.  

O encerramento do evento contará com a presença da ministra da Cultura, Margareth Menezes, da Coordenadora de Cultura da Unesco no Brasil, Isabel de Paula, do secretário de Cultura e Turismo de Salvador, Pedro Tourinho, e da presidente da FMLF, Tânia Scofield.

No dia 26 de julho, será realizada uma oficina de trabalho para discutir os encaminhamentos futuros do projeto e as reflexões provenientes dos debates realizados ao longo do mês.

Fonte: SECOM PMS
Foto: Otávio Santos

Related posts

Semana do Brincar reúne diversas atividades para alunos da rede municipal de ensino

Fulvio Bahia

Polícia Civil entrega Posto Avançado da Delegacia Virtual na Estação da Lapa

Fulvio Bahia

Novo plano de ação prevê reduzir impactos da dengue e outras arboviroses no Brasil

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais