BahiaFiscalizaçãoPrefeitura Municipal de SalvadorSalvador

Codecon realiza Operação 15 Minutos para coibir práticas abusivas em bancos na capital baiana

Com o objetivo de garantir o cumprimento dos direitos dos consumidores e promover a melhoria dos serviços bancários, a Diretoria de Ações de Proteção e Defesa do Consumidor (Codecon) iniciou uma nova Operação 15 Minutos na última segunda-feira (10). A ação tem como foco principal verificar o cumprimento da lei que termina o tempo máximo para atendimento nos bancos, bem como a acessibilidade e o atendimento prioritário.  

Até o momento, foram vistoriadas seis agências e duas delas foram consideradas irregulares. Um auto de infração foi emitido devido à ausência de atendimento prioritário por parte da gerência, bem como o descumprimento da lei dos 15 minutos em suas três modalidades de atendimento: convencional, prioritário e prioritário 80+. A operação continuará até o próximo dia 18 em agências bancárias selecionadas com base em denúncias recebidas. 

Segundo o diretor-geral da Codecon, Zilton Netto, as agências que não se adequarem ou cometerem infrações graves serão autuadas e poderão sofrer sanções mais severas. “Além do cumprimento da lei, os fiscais verificam questões como o respeito às normas de segurança e acessibilidade, a exemplo da presença de rampas e elevadores para pessoas com mobilidade reduzida. Nosso objetivo é garantir que os bancos cumpram suas responsabilidades e ofereçam um atendimento de qualidade a todos os clientes. Caso as normas não sejam cumpridas, medidas administrativas serão adotadas”, destacou. 

A Lei Municipal dos 15 Minutos (5.978/2001) determina que o consumidor tem o direito de ser atendido em um prazo máximo de 15 minutos nos caixas em dias normais e de 30 minutos em vésperas ou após feriados prolongados. Além dessa lei, outras normas do Código de Defesa do Consumidor (CDC) estão sendo observadas durante a operação, como a emissão de bilhetes ou senhas com horários de recebimento e atendimento, a disponibilidade de assentos adequados para idosos e pessoas com deficiência, a existência de sinalizações claras sobre o atendimento prioritário e o fornecimento de informações transparentes sobre tarifas e serviços. 

Após o período de intensificação das fiscalizações nas instituições bancárias, a Codecon continuará recebendo denúncias por meio de seus canais oficiais, tais como o aplicativo Codecon Mobile, o site www.codecon.salvador.ba.gov.br e o Fala Salvador, no número 156. Em caso de infração, os responsáveis estarão sujeitos a multas que variam entre R$900,00 e R$9 milhões. 

Fonte e Foto: ASCOM CODECON

Related posts

Governo baiano convoca 2 mil jovens para contratação pelo projeto Primeiro Emprego 

Fulvio Bahia

Às vésperas de completar 129 anos, Corpo de Bombeiros recebe 25 novas viaturas

Fulvio Bahia

Prefeituras da RMS montam esquemas especiais de transporte durante greve de rodoviários; confira

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais