Agricultura FamiliarBahiaGoverno do Estado

Agricultura familiar mostra robustez com produtos e logística na Super Bahia 2023

A união entre Governo do Estado e agricultores familiares já está contagiando o setor varejista, que busca cada vez mais produtos saudáveis, sustentáveis e diferenciados.

A agricultura familiar da Bahia iniciou com impacto a sua participação na Super Bahia 2023, a maior feira do varejo de alimentos do Norte e Nordeste, que foi aberta na última terça-feira (11), no Centro de Convenções de Salvador. Com produtos diferenciados e capacidade de entrega respaldada pelo Centro de Distribuição, instalado no bairro de Itapuã, na capital baiana, a agricultura familiar agradou os visitantes do primeiro dia da feira.

O presidente da União de Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária da Bahia (Unicafes – Bahia), Ícaro Rennê, ressaltou a valorização da agricultura familiar na feira. “É um evento grande para mostrar a qualidade, a diversidade e a capacidade de entrega dos produtos da agricultura familiar. Com a nossa estrutura de caminhões e armazenamento, temos a possibilidade de ter os produtos das cooperativas do interior do estado armazenados no Centro de Distribuição para a entrega dentro de Salvador, Região Metropolitana e em toda a Bahia”, comentou.

O Centro de Distribuição de Produtos da Agricultura Familiar possui uma área total de 1.296 metros quadrados, com capacidade de armazenamento que ultrapassa 200 toneladas. O local conta também com câmaras frias, caminhões e toda a infraestrutura necessária para viabilizar a logística dos produtos para a rede varejista e lojas especializadas.

O diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), Jeandro Ribeiro, analisa que a qualidade dos produtos é fruto de investimentos marcantes do Governo do Estado desde a base de produção até a comercialização. “Os investimentos que o Governo do Estado vem fazendo ao longo dos anos permite que hoje estejamos neste cenário de participação em um evento como esse em condição de igualdade em relação às grandes marcas, devido a essa diversidade de produtos e com a regularidade proporcionada pelo Centro de Distribuição dos Produtos da Agricultura Familiar”, enfatizou.

A união entre Governo do Estado e agricultores familiares já está contagiando o setor varejista, que busca cada vez mais produtos saudáveis, sustentáveis e diferenciados. A presidente da Associação Baiana de Supermercados (Abase) e diretora da rede de supermercados Hiperideal, Amanda Vasconcelos, elogiou a presença da agricultura familiar no evento. “É muito bom ver que a agricultura familiar se estrutura cada vez mais criando a logística para melhor atender. Para a minha rede (Hiperideal), eu já fechei aqui alguns cadastros. Então, é um prazer recebê-los e espero que a gente consiga contribuir para o desenvolvimento da agricultura familiar”, ressaltou.

Foto: André Frutuôso/CAR-GOVBA

O empresário Talisson Andrade, do Empório Jocel, em Itabuna, destacou a importância de valorizar produtos da agricultura familiar. “No Empório, a gente trabalha com o flocão Puro Milho, o melado de cana do Engenho do Meio e os chocolates da Bahia Cacau e a tendência é ter cada vez mais produtos da agricultura familiar para valorizar um produto que é nosso (baiano) e que é de extrema qualidade. Eventos como esse aproximam o nosso setor aos fornecedores de qualidade como esses”, avaliou.

Sobre o estande

Cerca de 400 produtos de mais de 80 cooperativas e associações de diversas regiões do estado, estão disponíveis no estande do Centro de Distribuição dos Produtos da Agricultura Familiar na Super Bahia 2023, instalado pelo Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).

Em uma área de 80 metros quadrados, produtos como cervejas artesanais, geleias, mel, chocolates, cafés, iogurtes, queijos, derivados do umbu, do licuri, da mandioca, dentre outros, evidenciam a variedade e o potencial da agricultura familiar da Bahia. O estande tem a presença de expositores e catálogo de produtos com todas as informações necessárias para a promoção de parcerias comerciais com a rede varejista e atacadista.

Fonte: Ascom/CAR
Foto: André Frutuôso/CAR-GOVBA

Related posts

Estado destina R$ 44 milhões para modernização de restaurantes populares e centros sociais urbanos de Salvador

Fulvio Bahia

Defensoria Pública da Bahia: movimento hip hop vai criar comissão para dialogar com os entes públicos do estado

Fulvio Bahia

Náutica, arte e gastronomia movimentam zonas turísticas da Bahia

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais