Três mil exemplares gratuitos serão entregues para jovens que participaram do projeto apoiado pelo Instituto CCR. Iniciativa aborda a Diversidade e a Inclusão por meio do grafite.
O projeto Comunidades Criativas vai distribuir gratuitamente 3 mil exemplares sobre as atividades realizadas nas 22 instituições sociais em 21 cidades que participaram da iniciativa cultural e educacional, abordando a diversidade e a inclusão por meio do grafite. Jovens e instituições das cidades baianas de Salvador, Camaçari e Lauro de Freitas integraram o projeto.
O Comunidades Criativas é uma realização da Flamingo Comunicação, produção da Horizonte Educação e Comunicação e apoio do Instituto CCR, concessionárias do Grupo CCR, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Na Bahia, o projeto foi realizado na área de atuação da CCR Metrô Bahia.
A inciativa impactou, de outubro do ano passado até junho deste ano, 22 instituições em 21 cidades brasileiras; 468 jovens em oficinas de capacitação sobre grafite e 369 jovens envolvidos nas ações de Dia do Grafite, intervenção artística que presenteia a instituição com a arte exclusiva do desenho escolhido e monitoria de grafiteiros profissionais. O projeto somou ainda 235 desenhos inscritos e mais de 16 mil votos para a escolha dos desenhos vencedores.
A chegada do livro físico nas 22 instituições sociais envolvidas e a disponibilização gratuita para download no site do projeto marcam o encerramento da ação cultural e simbolizam o resultado de um ciclo de aprendizados e conquistas. “Buscamos fomentar a criatividade nos aspectos da Educação, Diversidade e Inclusão, por meio do apoio à arte do grafite”, destaca Rodrigo Rainer, gerente de Comunicação, Ouvidoria e Sustentabilidade da CCR Metrô Bahia, sobre o Comunidades Criativas.
Todas as imagens e vídeos das cidades, bem como o PDF gratuito do livro, estão disponíveis no site do projeto: https://com-criativas.com.br/resultados.
Sobre o projeto Comunidades Criativas
O Comunidades Criativas é um projeto cultural com interface educacional que utiliza o grafite como meio de expressão para que as comunidades envolvidas reflitam sobre a Diversidade e a Inclusão. Com esta missão, o projeto percorreu 22 instituições de 21 cidades brasileiras. A iniciativa é exclusivamente dirigida ao interesse público, já que os participantes são obrigatoriamente pessoas atendidas por associações ou entidades com fins sociais dos mais diversos perfis e abrangências.
As cidades atendidas pelo Comunidades Criativas são: Salvador (BA), Lauro de Freitas (BA), Camaçari (BA), Cabo Frio (RJ), Rio Bonito (RJ), Rio de Janeiro (RJ), Imbituba (SC), Sombrio (SC), Içara (SC), Garopaba (SC), Barueri (SP), Osasco (SP), Carapicuíba (SP), Caieiras (SP), Cajamar (SP), Franco da Rocha (SP), Guarulhos (SP), Ubatuba (SP), Taubaté (SP), Tatuí (SP) e Itapetininga (SP). Confira todas as etapas e resultados do projeto em: https://com-criativas.com.br.
Sobre o Instituto CCR
Entidade privada sem fins lucrativos, gerencia o investimento social do Grupo CCR, com o objetivo de proporcionar transformação social nas regiões de suas concessões de rodovias, aeroportos e mobilidade. Os projetos do ICCR são implementados por meio de recursos próprios ou verbas incentivadas. Entre os projetos proprietários de impacto, merecem destaque: Caminhos para a Cidadania, que capacita mais de 3 mil professores em 1.600 escolas anualmente. E o Caminhos para a Saúde, que oferece atendimentos de saúde a caminhoneiros, motociclistas, ciclistas e passageiros de trens urbanos e metrôs, somando 49 mil beneficiados em 2022. Seu foco são iniciativas em cultura, educação, esporte e saúde, com R$ 49 milhões aplicados ao longo do ano passado. Saiba mais em www.institutoccr.com.br.
Sobre a CCR Metrô Bahia
A CCR Metrô Bahia tem nove anos de operação na Bahia. São mais de 34km de extensão, duas linhas, 21 estações e nove terminais integrados, sendo oito deles administrados pela concessionária. O Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas já gerou um impacto positivo de R$ 11,1 bilhões na economia da Bahia e transporta cerca de 350 mil pessoas por dia. Desde a sua inauguração, já foram realizadas mais de 1,6 milhões de viagens, cerca de 28 milhões de quilômetros rodados e mais de 490 milhões de passageiros transportados. A CCR Metrô Bahia conta com cerca 1.370 colaboradores diretos e mais de 2.500 indiretos, e foi reconhecida pelo jornal O Estado de São Paulo como uma das 100 empresas mais influentes do Brasil em mobilidade no ano de 2023.
Sobre a Flamingo Comunicação
Especializada em desenvolver iniciativas culturais, educacionais e editoriais sob encomenda para empresas. A atuação da Flamingo tem foco em professores e alunos nas escolas, e também em público geral nos eventos culturais. Planejamento, estratégia de ação, realização e avaliação de resultados. No segmento editorial também elabora publicações e reportagens sob encomenda para meios de comunicação e empresas. Os conteúdos são elaborados por equipe de pesquisadores e jornalistas experientes. Saiba mais em: http://flamingocomunicacao.com.br.
Fonte: ASCOM Darana RP
Foto: CCR Metrô Bahia/Divulgação