BahiaGoverno do EstadoInvestimentosSustentabilidadeTecnologia

Estado, BYD e parceiros planejam rede de abastecimento de veículos elétricos na Bahia

Após o anúncio oficial da instalação da fábrica de carros elétricos da BYD na Bahia, o governo baiano agora trabalha para viabilizar no estado a infraestrutura necessária à recarga de baterias dos veículos, item considerado fundamental para a expansão do produto baseado em energia sustentável no mercado local. As estratégias com este objetivo foram discutidas na última sexta-feira (14), na Secretaria da Fazenda (Sefaz-Ba), por representantes do Estado, da BYD, da empresa de mobilidade urbana 99 e da Raízen, joint venture de energia formada pelos grupos Shell e Cosan.

A 99 e a Raízen já são parceiros da BYD no Brasil, e acabam de lançar em São Paulo uma iniciativa com 300 veículos elétricos a serem utilizados por motoristas associados à empresa de aplicativos. “Além de investimentos diretos da BYD para a Bahia, estamos trazendo parceiros estratégicos que possam influenciar na eletrificação e acelerar cada vez mais este intuito”, explicou a gerente financeira e de Negócios Estratégicos da BYD, Bianca Santos.

Os segmentos envolvidos na cadeia de carros elétricos demandam a parceria do Estado para acelerar a criação de uma rede de pontos de abastecimento rápido, os chamados hubs de atendimento aos veículos, a ser instalados em locais estratégicos.  Após a reunião com os secretários estaduais da Fazenda, Manoel Vitório, da Casa Civil, Afonso Florence, da Infraestrutura, Sérgio Brito, e do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Davidson Magalhães, as empresas se comprometeram a apresentar em 30 dias ao governo baiano um plano de trabalho para iniciarem a implantação desta estrutura no estado.

Os representantes do setor público baiano asseguraram que a Bahia tem total interesse não apenas de apoiar a identificação e a implantação de locais para implantação dos hubs de atendimento, mas também de buscar outras iniciativas que acelerem a substituição de veículos a combustão por similares elétricos, a começar pelo transporte púbico.

O Estado, de acordo com o secretário da Fazenda, Manoel Vitório, também deverá encaminhar a isenção de IPVA para carros elétricos vinculados aos aplicativos de mobilidade e ao serviço de taxi, benefício que já havia sido anunciado pelo governador Jerônimo Rodrigues para veículos do segmento com valor de venda de até R$ 300 mil.

Vantagens do carro elétrico

O transporte por aplicativo representado pela 99, observou a gerente da BYD, Bianca Santos, constitui “excelente estudo de caso para eletrificação”. Ela lembrou que, no caso dos motoristas de aplicativo, a curva de comparação entre carros elétricos e a combustão torna-se mais evidente. “Quanto mais se usa, melhor é o custo-benefício de ter um elétrico, comparado a veículo a combustão”.

O diretor de políticas públicas e relações governamentais da 99, Fernando Paes, disse que o foco da parceria é exatamente o de criar a cultura de que o carro elétrico vale a pena. Ele lembrou que o combustível representa hoje 50% dos custos operacionais dos motoristas por aplicativo, e que, com a energia elétrica, este custo se reduz em 70%.

Segundo Paes, o grupo chinês Didi Chuxing, controlador da 99, é pioneiro no mundo em eletrificação de veículos utilizados por aplicativo. Além disso, atualmente, na China, 80% dos veículos deste segmento já são elétricos. “Nosso objetivo é investir com muita profundidade num programa similar aqui no Brasil”, afirmou.

Hubs em Salvador

O diretor de Energias Renováveis da Raízen, Rafael Rebello, explicou que a empresa, que iniciou por São Paulo a operação de hubs de atendimento, planeja dar início ao projeto na Bahia com a implantação de cinco destes pontos de atendimento em Salvador, dentro do programa Shell Recharge. Uma das controladoras da Raízen, a Shell, de acordo com Rebello, “é o maior player no mundo hoje de carregamento rápido”.  

A Bahia “é um mercado em que temos total foco e interesse de crescer, pelo potencial de energia”, afirmou o representante da Raízen, lembrando o grande potencial do estado “do ponto de vista de energia renovável”.

Fonte: SECOM GOVBA
Foto: Divulgação

Related posts

Hospital Ortopédico do Estado, em parceria com o Hemoba, promove amanhã palestra aberta sobre a importância da doação de sangue

Fulvio Bahia

Governo e Povos Indígenas alinham demandas e parcerias na área ambiental

Fulvio Bahia

Quase 16 toneladas de materiais recicláveis foram recolhidos nos Festejos Juninos

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais