CulturaTeatro

Alteridade e identidade são temas de experimento da universidade LIVRE do teatro vila velha

Comemorando 10 anos do projeto de formação para atuantes da cena, a LIVRE investiga questões de formação da identidade coletiva: “Quem somos? O que nos forma? Qual a nossa relação com o outro?”; essas e outras perguntas fazem parte dos questionamentos que nortearam a investigação para o Experimento 11.1 ALTERIDENTIDADES da universidade LIVRE do teatro vila velha. Neste processo, a 10ª turma do projeto de formação de atuantes mergulha na temática das alteridades, esgarçando complexidades da formação da identidade brasileira e a busca pela compreensão e aceitação do outro.

Com condução do diretor artístico do Teatro Vila Velha, Marcio Meirelles, os participantes foram provocados a discutir as questões relacionadas à alteridade a partir de exercícios de improvisação e criação coletiva. Além da compreensão cênica, a turma construiu de maneira orgânica e circular a dramaturgia do experimento, levando para cena vivências e reflexões individuais que reverberam na coletividade.

Durante o processo, os participantes tiveram a oportunidade de investigar suas próprias experiências e visões de mundo, buscando compreender como suas identidades individuais se relacionam com o contexto social e como essas interações podem influenciar a formação da identidade coletiva.

A turma também aprimorou outros aspectos fundamentais da expressão artística. A voz, por exemplo, foi trabalhada em conjunto com a artista chilena Claudia Mazzo, que orientou os participantes a explorarem suas vozes como um instrumento poderoso de comunicação e expressão. Já os instrumentos percussivos foram explorados em parceria com o percussionista Bira Monteiro, que proporcionou aos participantes uma imersão nos ritmos e sonoridades que permeiam a cultura brasileira. E, por fim, a dança afro foi abordada por meio do trabalho do dançarino Negrizu, que guiou os participantes em uma jornada de exploração corporal, destacando a importância da conexão com as raízes ancestrais.

SOBRE A LIVRE

A universidade LIVRE do teatro vila velha é um programa de formação de atores e atrizes que tem a duração de três anos. Em 2023, a 10ª turma tem como foco central de estudo e investigação a temática das identidades brasileiras. Através de um percurso formativo intenso e colaborativo, os participantes são convidados a explorar as complexidades e nuances que compõem a diversidade e pluralidade da identidade nacional.

Com a orientação de profissionais renomados das artes cênicas, a universidade LIVRE oferece uma imersão profunda no fazer teatral, proporcionando aos participantes uma formação sólida e abrangente em diversos aspectos que compõem a cena. O programa incentiva o diálogo, a reflexão e o debate sobre questões sociais, culturais e políticas que permeiam o contexto brasileiro, contribuindo para uma compreensão mais ampla e crítica dos artistas. Passando ainda por aspectos técnicos de formação nas áreas de produção, comunicação, gestão, iluminação, etc.

SERVIÇO

O QUE: Experimento 11.1 ALTERIDENTIDADES da universidade LIVRE do teatro vila velha

QUANDO: quarta-feira (19/07), às 19h.

ONDE: No Teatro Vila Velha (Av. Sete de Setembro, Passeio Público, Campo GRANDE – Salvador)

VALOR: Pague quanto puder através do pix: livretvv23@gmail.com

Fonte / Imagem: ASCOM TVV

Related posts

Biblioteca afro-indígena no Subúrbio incentiva práticas antirracistas e de combate ao machismo

Fulvio Bahia

Fanfarras escolares realizam ensaio do 7 de Setembro, em Salvador

Fulvio Bahia

Grupo CCR prorroga período de inscrições para curso online e gratuito destinado a educadores de todo o Brasil

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais