Agricultura FamiliarBahiaEconomia

Horta comunitária transforma a vida de famílias em Santana

A horta ocupa uma área total de 7,5 hectares, sendo quatro hectares localizados na Escola Família Agrícola Padre Artur Birk e os outros 3,5 hectares em áreas coletivas de assentamentos rurais.

A horta comunitária, instalada no bairro São Geraldo, localizado em Santana, no Oeste da Bahia, está proporcionando uma transformação significativa nas vidas de 100 famílias do município. A iniciativa, realizada pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), em parceria com a Prefeitura Municipal de Santana, tem sido fundamental para promover segurança alimentar e nutricional para essas famílias em situação de vulnerabilidade e garantir renda.

A horta ocupa uma área total de 7,5 hectares, sendo quatro hectares localizados na Escola Família Agrícola Padre Artur Birk e os outros 3,5 hectares em áreas coletivas de assentamentos rurais. Ao todo, foram instalados 100 módulos com 32 canteiros, cada um com dimensões de 1,4m x 10m.

Essa ação faz parte do projeto ‘Santana Sustentável – Semente na terra, Alimento na Mesa’, que visa promover a inclusão socioprodutiva de agricultores familiares do município, oferecendo a oportunidade de cultivar alimentos saudáveis e, ao mesmo tempo, gerar renda para as famílias envolvidas por meio da venda dos excedentes.

A horta comunitária promove a produção de alimentos livres de agrotóxicos, em harmonia com o meio ambiente, atendendo à crescente demanda por alimentos naturais e saudáveis. As hortaliças, por sua importância na dieta alimentar saudável, são priorizadas.

Joaquim Antônio, um dos beneficiários da horta comunitária, ressalta a importância dessa iniciativa. “Eu estava sem fazer nada, e essa horta trouxe uma melhoria para mim e para muitas pessoas. Agora, posso consumir alface, coentro, cebolinha, couve, cenoura e ainda ganhar um dinheirinho com a venda dos produtos”.

Para Francielle dos Santos, a horta comunitária representa vida e saúde. “Plantamos alface, cebola, pimentão e salsinha. Estou feliz em ter uma atividade no meu dia. Vou vender parte da produção e também levar para minha própria mesa”.

O agrônomo Sandro Oliveira, responsável pelo projeto, destaca a importância da parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Santana. “São 100 famílias que estavam sem perspectivas de vida, desempregadas. Cada família recebeu um lote e uma caixa d’água de mil litros para regar os alimentos plantados, além de equipamentos de proteção, como botas, calças e luvas. Esperamos transformar vidas. Tudo o que é produzido é para consumo das famílias e o excedente será vendido para a prefeitura e programas governamentais”.

A iniciativa da CAR está alinhada com o programa Bahia Sem Fome – Programa Estadual de Combate à Fome do Governo do Estado da Bahia, que tem como objetivo promover a segurança alimentar e nutricional no estado, garantindo o acesso a alimentos de qualidade às pessoas em situação de vulnerabilidade social. O programa busca reduzir os índices de insegurança alimentar grave na Bahia, com enfoque especial nas famílias extremamente pobres tanto em áreas rurais quanto urbanas.

Ao proporcionar a implantação das hortas comunitárias, a CAR contribui diretamente para a redução dos índices de insegurança alimentar, oferecendo oportunidades concretas para que famílias possam produzir seus próprios alimentos e ter uma fonte de renda. Além disso, a iniciativa fortalece a agricultura familiar e promove a sustentabilidade, criando um ambiente propício para o desenvolvimento socioeconômico do município de Santana.

Fonte: Ascom/CAR
Foto: Geraldo Carvalho / CAR GOVBA

Related posts

Governo do Estado publica segundo edital Comida no Prato do Programa Bahia Sem Fome

Fulvio Bahia

Preço da Hora ajuda a escolher presentes mais em conta para o Dia dos Pais

Fulvio Bahia

SecultBa divulga resultado final de habilitação de editais da Paulo Gustavo Bahia

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais