BahiaIdosoPrefeitura Municipal de SalvadorSalvador

Parceria entre Prefeitura e UFBA leva programa Maior Cuidado a pessoas idosas em Salvador

A Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (SEMPRE) e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) deram início na última terça-feira (18) à Oficina de Validação dos Processos de Trabalho, uma atividade essencial que faz parte do Programa Maior Cuidado (PMC). Essa iniciativa é fruto de uma colaboração entre a Prefeitura de Salvador, através dessas duas pastas, e a Universidade Federal da Bahia (UFBA), e tem por objetivo oferecer assistência integral e de qualidade para 50 pessoas idosas em situação de vulnerabilidade econômica e social, que já são referenciadas nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e nas Unidades de Saúde da Família (USF).

A vice-prefeita e secretária de Saúde, Ana Paula Matos destacou o trabalho integrado das secretarias. “Nós, enquanto Prefeitura, estamos atuando de forma transversal e intersetorial buscando integrar assistência social e saúde de forma coordenada. A missão é melhorar a vida das pessoas. O projeto tem como foco os idosos dependentes e semi-dependentes, contribuindo para a redução de mortes evitáveis, internações desnecessárias, melhoria da qualidade de vida do idoso, além do combate à violação de direitos”, disse.

O Secretário da Sempre, Júnior Magalhães, ressaltou o significativo avanço no cuidado com a pessoa idosa em situação de vulnerabilidade social, enfatizando o comprometimento da equipe em promover uma assistência integrada e de excelência às pessoas idosas de Salvador, garantindo-lhes dignidade e respeito. “Nossa cidade está avançando na implementação de políticas públicas voltadas para a pessoa idosa, promovendo uma cidade mais inclusiva, onde os direitos são garantidos”, salientou.

Inspirado na experiência bem-sucedida de Belo Horizonte, onde o PMC já está em funcionamento há 12 anos, o projeto piloto na capital baiana busca proporcionar cuidados socioassistenciais e de saúde para pessoas idosas, permitindo que recebam o suporte adequado em suas residências, acompanhadas por suas famílias.

O coordenador de Atenção Primária à Saúde da SMS, Getisêmani Menezes Santos, afirmou há no país um momento de transição demográfica de redução da faixa etária abaixo dos 30 anos e aumento de idosos. “Vislumbrar o futuro da saúde dos soteropolitanos perpassa por ter um olhar diferenciado sobre os nossos idosos. A SMS, junto com a Sempre somado ao Instituto de Saúde Coletiva (ISC)/ UFBA, tem buscado cuidadosamente implantar esse projeto e expandi-lo futuramente, com um formato ainda melhor para toda Salvador”, avaliou.

O PMC contará com cuidadores sociais de idosos, que seguirão um Plano de Cuidados Singular elaborado de forma integrada entre o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e a Unidade de Saúde da Família (USF), com os cuidados prestados no domicílio. Essa abordagem interdisciplinar envolverá profissionais da Assistência Social, Saúde, supervisores e cuidadores sociais, proporcionando um atendimento mais abrangente e eficaz.

A implementação do Programa Maior Cuidado ocorrerá, inicialmente, em dois territórios específicos: no Distrito Sanitário Cabula/Beiru (CRAS Engomadeira e USF Estrada das Barreiras,) e no Distrito Sanitário Cajazeiras (CRAS Cajazeiras 8 e USF Cajazeiras).

A programação da atividade desta terça-feira (18) incluiu as apresentações das experiências da Saúde e da Assistência Social do PMC de Belo Horizonte e Grupos de Trabalho com 9 temáticas: Avaliação do idoso para inserção no projeto piloto; Termo de consentimento; Questionário de Avaliação de Resultados; Rotinas de cuidados da Assistência Social; Rotinas de cuidados da Saúde; Planilha Mensal de Monitoramento; Folha de acompanhamento diário do cuidador; Registro livre do cuidador e Solicitação de desligamento do programa.

Participaram da mesa de abertura da atividade o secretário Júnior Magalhães; Emanuele Rodovalho, diretora de Proteção Social Básica da Sempre; Raildes Alves, gestora do Fundo Municipal da Pessoa Idosa; o diretor do Instituto de Saúde Coletiva (ISC/UFBA), Luís Eugênio Portela Fernandes de Souza; a professora (ISC/UFBA) e coordenadora do projeto, Berenice Temoteo da Silva; e o coordenador de Atenção Primária à Saúde, Getisêmani Kundsen Menezes Santos.

Fonte: SECOM PMS | Foto: Vitor Santos/Sempre

Related posts

Limpurb oferece oficinas sustentáveis no Shopping Piedade a partir desta quarta-feira (14) 

Fulvio Bahia

Técnicos municipais são homenageados em evento pelo Dia Nacional da Vigilância Sanitária 

Fulvio Bahia

Salvador: Educação convoca 50 psicólogos para suporte aos docentes da rede municipal 

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais