BahiaGoverno do EstadoInvestimentosMeio AmbienteSustentabilidade

Governo do Estado busca recursos para novo projeto de resiliência climática no Semiárido

A iniciativa Sertão Vivo busca apoiar projetos que aumentem a resiliência climática da população rural do Semiárido do Nordeste, incluindo agricultores familiares, assentados da reforma agrária e comunidades tradicionais.

O Governo do Estado busca, cada vez mais, recursos estratégicos para o crescimento da agricultura familiar da Bahia. Na última terça-feira (18), foi lançado o Edital de Seleção Pública de propostas no âmbito da iniciativa Sertão Vivo – Semeando Resiliência Climática em Comunidades Rurais no Nordeste e a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) está preparada para participar. Promovido pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e pelo Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA), o Sertão Vivo tem como objetivo apoiar projetos de resiliência climática para a população rural do Semiárido do Nordeste.

O diretor-presidente da CAR, Jeandro Ribeiro, reuniu-se com representantes do Consórcio Nordeste, com o BNDES e o FIDA, em Brasília. Segundo ele, o estado apresentará um projeto que visa promover a inclusão socioprodutiva com foco na sustentabilidade e no pagamento de serviços ambientais para o Semiárido. “A Bahia já tem uma relação de 25 anos com o FIDA, com uma experiência de acordos de empréstimos desde a sua criação. Entendemos que temos muita bagagem pra apresentar um bom projeto e, isso, avoluma-se aos investimentos feitos na agricultura familiar ao longo desses últimos 16 anos. A Bahia vai concorrer nesse edital, através da CAR”.

A iniciativa Sertão Vivo busca apoiar projetos que aumentem a resiliência climática da população rural do Semiárido do Nordeste, incluindo agricultores familiares, assentados da reforma agrária e comunidades tradicionais. O objetivo é que esses projetos promovam o acesso à água, aumentem a produtividade, a segurança alimentar das famílias beneficiadas, restaurem os ecossistemas degradados e reduzam as emissões de gases do efeito estufa.

O edital prevê um financiamento de R$ 150 milhões a R$ 500 milhões, com recursos reembolsáveis e não reembolsáveis, de acordo com o número de famílias beneficiárias. Os projetos devem priorizar os municípios do Semiárido com maior incidência de pobreza rural, vulnerabilidade climática e segurança alimentar, além de considerar a disponibilidade de água e a presença de escolas agrícolas e rurais.

A participação da Bahia nesse edital reforça o compromisso da CAR em promover a resiliência climática e o desenvolvimento rural sustentável da população rural do Semiárido baiano. A expectativa é que o projeto que será apresentado pela Bahia seja bem-sucedido e contribua para a melhoria das condições de vida no campo.

Fonte: Ascom/CAR
Foto: Divulgação

Related posts

Curso de Libras é oferecido a servidores da Sudesb para possibilitar atendimento inclusivo a público externo

Fulvio Bahia

Cooperativas baianas inspiram modelos globais e reafirmam sustentabilidade da agricultura familiar

Fulvio Bahia

Governo do Estado entrega nova emergência obstétrica em Lauro de Freitas e dobra capacidade de atendimentos

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais