CapacitaçãoEducaçãoMunicípios

Barreiras: Secretaria de Educação realiza ciclo de Formações Continuadas com foco nas avaliações do SAEB e projeto Aprova Brasil

O ciclo de formação segue até o dia 28 de julho.

A qualificação educacional e a formação continuada são pilares da educação de Barreiras. Com essa proposta de aprimorar estratégias para elevar as estatísticas de qualidade na rede municipal de ensino, a Secretaria de Educação, por meio da Diretoria Pedagógica, está promovendo um ciclo de formações continuadas com professores regentes, coordenadores pedagógicos, professores de matemática e língua portuguesa do Ensino Fundamental I e II, visando contribuir para que os estudantes tenham melhor desempenho nas avaliações internas e externas, com foco na Aprova Brasil 2023.

Os encontros estão acontecendo no Auditório da Escola Municipal Mirandolina Ribeiro de Macêdo, e desde a semana passada, os educadores recebem orientações e estratégias para trabalhar dentro da sala de aula das competências leitoras e matemáticas, acompanhada pela equipe da Soluções Modernas ministrada pelos especialistas Amanda Reis, Fernanda Ventapane e Rogério Fonseca. Assuntos como “O SAEB, Impactando a sala de aula e os próximos resultados” e “A importância do gerenciamento de dados para a sua rede a partir dos descritores recorrentes”, são compartilhados com coordenadores pedagógicos, professores de matemática e língua portuguesa do 2º ao 9º ano.

Nesta manhã da última quarta-feira (19), os professores de matemática do 2º ao 5º ano participaram da formação, tirando dúvidas e discutindo a melhor abordagem de ensino. O especialista em matemática, professor Rogério Fonseca, conduziu a palestra reforçando a importância de despertar no estudante o estímulo às análises diárias. “O professor conduz a criança, adolescente ou jovem a fazer um link entre a matemática didática e a vida cotidiana, isso facilita e faz com que ele passe a enxergar a disciplina de forma estratégica. Estamos trabalhando nessa formação, detalhadamente cada abordagem das avaliações, isso facilitará o ensino dentro da sala de aula”, disse Rogério.

O secretário de Educação, Jeferson Barbosa, explica que o projeto Aprova Brasil foi lançado na Jornada Pedagógica 2023 e tem como meta inserir ações integradas para desenvolver habilidades dos estudantes, professores e coordenadores pedagógicos. “ O Aprova Brasil é um projeto que traz em seu bojo o objetivo de apoiar os professores em sua prática pedagógica e promover junto aos estudantes a ampliação de suas habilidades. Com essa formação direcionada às disciplinas de língua portuguesa e matemática, articulamos o desempenho dos melhores resultados para as avaliações regulares, que envolvem as avaliações internas e externas que serão aplicadas em toda rede de ensino, a exemplo da SAEMB, SABE e SAEB”, pontuou o secretário.

O ciclo de formação segue até o dia 28 de julho, enfocando nesta próxima etapa que inicia nesta quinta-feira (20), os coordenadores pedagógicos de língua portuguesa na abordagem de “Estratégias para o Ensino de Língua Portuguesa e Redação em rede”.

Fonte / Foto: SECOM Barreiras

Related posts

Sento Sé: Professores vão a praça pública cobrar reajuste do piso salarial do magistério

Fulvio Bahia

Fligê 2023: Feira literária na Chapada Diamantina homenageia Capinan

Fulvio Bahia

Cruz das Almas: Ampliação do horário de atendimento para as 21h é destaque na reinauguração da USF da Pumba

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais