BahiaPrefeitura Municipal de SalvadorSalvador

Prefeitura de Salvador inicia instalação de geomantas em áreas de risco da San Martin e de Pirajá

A Prefeitura de Salvador, através da Defesa Civil (Codesal), iniciou as instalações de geomantas em duas áreas de risco da cidade visando a proteção dos moradores. As ordens de serviço foram assinadas no último sábado (22) pela vice-prefeita Ana Paula Matos. Ela visitou os bairros da Fazenda Grande do Retiro e de Pirajá ao lado do diretor-geral da Codesal, Sosthenes Macedo.

As áreas contempladas foram a travessa Francisco Sales, no bairro de Pirajá, e a Av. General San Martin, na Fazenda Grande do Retiro. A aplicação da técnica visa ampliar as ações de mitigação aos efeitos climáticos em Salvador, que se destaca na política de proteção à vida do cidadão, prevenção a desabamentos e deslizamentos, mapeamento das áreas de risco e monitoramento climático.

“A gestão municipal vem investindo em técnicas de segurança e de proteção à vida, seja com contenções de encosta, macro drenagem ou geomantas. Essas ações garantem a preservação da vida das pessoas diante de uma topografia tão complexa que temos em Salvador”, disse Ana Paula Matos.

Segundo Sosthenes Macedo, a Codesal já mapeou 160 áreas de risco e aplicou 261 geomantas, com mais 26 em execução e autorizadas. “É muito bom caminhar pelas ruas da cidade, identificando as necessidades, as áreas de risco apontadas pelas equipes da Codesal e poder assim ofertar as soluções de proteção para os soteropolitanos”, disse.

A aplicação das geomantas já levou segurança para mais de 5,8 mil famílias. A tecnologia é de cobertura provisória para impermeabilização das encostas formadas por um composto de PVC e geotêxtil com cobertura de cimento jateado de rápida instalação e baixo custo.

Fonte e Foto: SECOM PMS | Adam Vidal

Related posts

Câmara mantém produção legislativa em alta

Fulvio Bahia

Do quilombo para o mundo: 12ª edição do Festival de Dança Itacaré marca internacionalização do evento

Fulvio Bahia

SPM tem editais abertos para mulheres e para ações nas escolas estaduais

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais