BahiaCulturaInclusão SocialPrefeitura Municipal de Salvador

Prefeitura de Salvador e Unesco encerram ciclo de debates com “Cidades e Cultura” nesta terça-feira (25) 

“Cidade e Cultura” será o tema de encerramento do ciclo de debates promovido pela Prefeitura de Salvador em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), nesta terça-feira (25), às 14h no Centro de Cultura da Câmara, na Praça Municipal. O evento é gratuito e aberto ao público. 

O encontro terá as presenças do arquiteto Zulu Araújo, conselheiro do Grupo Cultural Olodum; o diretor teatral, cenógrafo e figurinista Márcio Meirelles, ex-secretário de Cultura do Estado da Bahia; e o economista Carlos Martins, também CEO da Opium. O anfitrião será o secretário municipal de Cultura e Turismo (Secult), Pedro Tourinho.  

Para Márcio Meirelles, que abordará a questão da “Cultura da Cidade e o Desejo da Arte”, os encontros são bastante importantes para pensar coletivamente a cidade. “Eu vou fazer uma provocação para a gente discutir a cultura da cidade e o desejo da arte. Qual é o desejo que a cidade tem a respeito das artes ou das linguagens?”, declara. 

Zulu Araújo vai compartilhar a vasta experiência no tema “A Cultura e Olodum no Desenvolvimento Estratégico do Centro Histórico de Salvador”. Por fim, Carlos Martins apresentará o tema “Estratégias de Cultura de Longo Prazo a partir da Experiência das Candidaturas das Cidades Portuguesas à Capital Europeia da Cultura”.  

Iniciativa – Ao longo do mês de julho, a Prefeitura de Salvador e a Unesco têm promovido debates que abordam temas relacionados às áreas do Centro Histórico e do bairro do Comércio, com o objetivo de refletir sobre ações voltadas para a dinamização dessas regiões. Entre os aspectos já discutidos nos encontros estão a reabilitação urbana, a dimensão social e a vulnerabilidade em áreas centrais.  

Essa ação faz parte da criação recente do Distrito Cultural do Centro Histórico e Comércio, em 27 de abril deste ano, e está alinhada ao encerramento do projeto de Cooperação Técnica Internacional entre a FMLF e a Representação da Unesco no Brasil, cujo título é “Instrumentos e estratégias para o desenvolvimento sustentável do Centro Antigo de Salvador”.   

Fonte: SECOM PMS
Foto: Jefferson Peixoto

Related posts

Eco Folia Solidária: projeto incrementa mais de R$ 2 milhões na economia baiana, durante do carnaval 

Fulvio Bahia

IBAMETRO realiza Operações Especiais para garantir a segurança e qualidade dos produtos natalinos

Fulvio Bahia

ALBA: Adolfo Menezes diz que “ameaça a um deputado é ameaça a todo o Parlamento estadual”

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais