BahiaEconomia

Entidades emitem Carta Pública sobre possível compra da Braskem pela Petrobras

A Confederação Nacional dos Químicos – CNQ, a Federação Única dos Petroleiros – FUP e entidades sindicais do ramo químico e petroleiro do país, incluindo o Sindiquímica – Bahia, emitiram uma Carta à sociedade brasileira sobre a venda da petroquimica Braskem, maior produtora de polipropileno nos EUA e maior produtora de resinas na América, e sobre a possível compra pela Petrobras, empresa que tem prioridade caso tenha interesse no negócio.

O documento explica que a atual estrutura societária da Braskem é dividida entre a Petrobras, com 50,1%, e a Novonor, com 47%, resultado da política de criação de grandes players com capacidade de competição internacional. As entidades alertam que, na história da petroquímica no Brasil, vários grupos privados nacionais surgiram e desapareceram, seja por falta de competência, seja por não ter tradição neste ramo da indústria.

Os sindicatos defendem que o esforço financeiro necessário para a Petrobras alcançar a maioria, que dá o direito de comandar a Braskem, não implica em investimentos onerosos. “Não há grande empresa petrolífera no mundo que não tenha envolvimento com a petroquímica, cuja valor agregado é significativo”, completa a carta.

Assinam: Sindiquímica Bahia, Sindicato dos Petroleiros da Bahia, Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Petroquímicas de Duque de Caxias – RJ, Sindicato dos Químicos de São Paulo, Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Petroquímicas de Porto Alegre e Triunfo – RS (Sindipolo), Sindicato dos Químicos do ABC – SP e o Sindicato Unificado dos Trabalhadores do Ramo Petroleiro, Petroquímico, Químico e Plástico dos Estados de Sergipe e Alagoas.

Fonte: ASCOM Sindiquímica
Foto: Divulgação

Related posts

Agricultura familiar da Bahia garante chocolates de qualidade para a Páscoa

Fulvio Bahia

Praias demandam cuidados extras de banhistas durante período de inverno

Fulvio Bahia

Brasil teve 180.395 novas vagas de emprego em janeiro de 2024, segundo Caged

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais