AnvisaBrasilCovid-19SaúdeVacina

Anvisa dá registro definitivo para vacina bivalente contra covid-19

Público a partir de cinco anos de idade poderá usar o imunizante

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou na última segunda-feira (24), o registro definitivo da vacina Comirnaty bivalente contra a covid-19 da Pfizer. 

O imunizante está indicado para a prevenção da covid-19 e pode ser utilizada por pessoas a partir de 5 anos de idade. A indicação é que o uso seja apenas como dose de reforço, ou seja, só pode ser aplicada em quem já se vacinou contra a doença, com aplicação pelo menos três meses após a última dose tomada. 

A vacina já estava sendo utilizada no Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde (MS) de forma emergencial. Antes do registro definitivo, o produto era usado como dose de reforço para o público acima de 12 anos de idade com comorbidades e para maiores de 18 anos.

Bivalente

De acordo com a Anvisa, vacinas bivalentes dão maior proteção contra a doença, pois contêm uma mistura de cepas do vírus Sars-CoV-2. A Comirnaty bivalente é elaborada com a variante original, que é a cepa Wuhan, somada a uma variante de circulação mais recente, a cepa Ômicron.  

No cenário internacional de regulação, a Comirnaty bivalente já tem uso autorizado pela Agência Europeia de Medicamentos (European Medicines Agency – EMA) e pela agência reguladora dos Estados Unidos (Food and Drug Administration – FDA).

Fonte e Foto: Agência Brasil | Valter Campanato

Related posts

IBGE divulga resultados para cor ou raça do Censo 2022 em Salvador, nesta sexta-feira (22)

Fulvio Bahia

Servidores ambientais suspendem greve em áreas consideradas essenciais

Fulvio Bahia

Campanha de incentivo à doação de sangue marca Dia Mundial do Doador 

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais