BahiaLiteraturaPrefeitura Municipal de Salvador

Dia do Escritor é marcado por distribuição gratuita de livros em Salvador 

O Dia do Escritor, comemorado nesta terça-feira (25), foi marcado por uma grande ação de incentivo à leitura realizada pela Fundação Gregório de Mattos (FGM). Trata-se do Projeto Esqueça um Livro e Espalhe Conhecimento, que distribuiu livros, gratuitamente, em diversas localidades da capital baiana para estimular a leitura entre os soteropolitanos.    

Com um formato itinerante, o projeto passou por pontos de grande movimentação na cidade através da Caravana da Leitura. O veículo passou pela Praça das Baianas, no bairro de Amaralina; Praça Lord Cochrane, na Avenida Garibaldi; Avenida Vasco da Gama; Praça da Revolução, em Periperi e no bairro do Bonfim, na Cidade Baixa. 

Trabalhando na Praça Lord Cochrane, o gari Adailton Silva, de 48 anos, aproveitou a oportunidade para garantir uma nova história. “Eu sou a favor da leitura, principalmente nos dias de hoje que as pessoas estão acostumadas com o celular e a tecnologia. Muitas pessoas deixam os livros para trás e esquecem a importância que a leitura tem para a nossa formação. Eu peguei um livro sobre direito e medicina, são assuntos que eu tenho curiosidade em aprender e tenho certeza que será uma leitura muito boa”, conta.   

Ao todo, 6 mil títulos foram selecionados para serem doados durante a ação. Os exemplares distribuídos são oriundos de campanhas de doações feitas pela fundação durante o ano. Outros também são provenientes de coleções publicadas pelo Selo João Ubaldo Ribeiro, política municipal voltada para valorizar e incentivar produções literárias baianas.   

Os livros pertencem às mais diversas categorias e variam entre romances, contos, crônicas, livros de autoajuda, histórias infantis, ficção, científicos, filosóficos, bem como exemplares religiosos, biografias, poesias, obras literárias nacionais, livros acadêmicos, entre outros. 

De acordo com o presidente da FGM, Fernando Guerreiro, esse é um projeto que desperta emoção nos cidadãos. “Eu acho maravilhoso, pois esse projeto desperta um sentimento de emoção no cidadão. São perceptíveis a alegria e a reação emocional que cada pessoa tem quando recebe o livro. Isso é encantador”, revelou o gestor. 

Origem – Iniciado em 2017, o Esqueça um Livro e Espalhe Conhecimento faz parte do programa de arte-educação executado pela Prefeitura, que visa incentivar o hábito e o prazer da leitura, com circulação de livros. Em edições passadas, a ação acontecia na Estação da Lapa, devido ao grande número de pessoas, oriundas de diversos bairros de Salvador, que circulam pelo local diariamente.  

O projeto dialoga com um movimento nacional que começou em abril de 2013, em São Paulo, por iniciativa individual do jornalista Felipe Brandão. A ideia é inspirada no conceito de BookCrossing, criado nos EUA no início dos anos 2000 e combina leitura e urbanidade, com vistas a gerar um efeito em cadeia em favor do acesso à leitura.   

Fonte: SECOM PMS
Foto: Bruno Concha

Related posts

Bahia perde para Botafogo em 1º jogo na Fonte Nova, após retorno para Série A

Fulvio Bahia

Empresários do setor de eventos de Salvador serão orientados sobre autorregularização tributária

Fulvio Bahia

Instrução normativa divulga orientações sobre nova sistemática da prova de vida

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais