BahiaPrefeitura Municipal de SalvadorSalvador

Limpurb promove ações de instalação de lona em encostas de Salvador


A Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb) vem promovendo o enlonamento de encostas na cidade, no sentido de proteger as áreas de risco para enfrentar situações como o período chuvoso e oferecer mais segurança aos cidadãos. Na manhã da quinta-feira (27), a ação foi realizada em uma encosta localizada na Avenida Anita Garibaldi. 

De janeiro deste ano até o momento, foram 456 ações realizadas, com 63,7 mil m² de lona instaladas e mais de 26 toneladas de resíduos sólidos coletados. Neste período, 75 bairros foram atendidos – o maior número de solicitações atendidas ocorreu nas localidades de Castelo Branco, Sussuarana, São Marcos, Plataforma e Paripe. 

Os serviços de enlonamento e relonamento em áreas de risco e de difícil acesso são realizados mediante vistoria e liberação da Defesa Civil de Salvador (Codesal). Posteriormente, agentes devidamente treinados e especializados em técnicas de rapel, fazem a fixação em toda a área. 

“Nós temos equipes que são disponibilizadas para auxiliar a Codesal. Quando somos solicitados, fazemos a limpeza da área e instalação da lona, trazendo prevenção e segurança nas áreas de risco e deslizamento. Essa área (da Garibaldi) recebe manutenção constante, as lonas são substituídas quando estão rasgadas ou desgastadas e quando a chuva adentra a terra. Aqui fazemos limpeza, capinagem e roçagem para a troca da lona, até que haja uma solução definitiva”, explica o presidente da Limpurb, Omar Gordilho. 

Procedimento – O órgão disponibiliza 25 agentes por ação, que são treinados para fazer o serviço especializado com a utilização de rapel, com todo cuidado e segurança. São eles que instalam os piquetes para a fixação da lona. Na prática, a operação é dividida em duas etapas: a primeira tem continuidade o ano todo com ações preventivas de capinação, roçagem, sacheamento, remoção de terra, gancheamento, retirada de entulho, limpeza nas encostas, valetas e bocas de lobo. 

A segunda etapa é destinada a intensificar essas ações durante os meses com maiores índices pluviométricos em Salvador (abril a junho). Nesse período, a Limpurb realiza atendimentos emergenciais com programação ininterrupta em todas as gerências operacionais/núcleos de limpeza, além de manter equipes de plantão durante 24h, de segunda a domingo. 

Fonte: SECOM PMS

Foto: Jeferson Peixoto

Related posts

“Enquanto prefeito é apoiador de Bolsonaro, Lula é meu líder político”, afirma Geraldo Júnior

Fulvio Bahia

Seminário debate inclusão e incentivo ao esporte para atletas surdos

Fulvio Bahia

Jerônimo Rodrigues prestigia transmissão de cargo da nova reitora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais