AnimaisGoverno do EstadoMeio Ambiente

Inema contribui com estratégias para Conservação de primatas ameaçados do Nordeste

Representando o estado da Bahia, o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) participou da 5ª Oficina de Monitoria do Plano de Ação Nacional (PAN) para a Conservação dos Primatas do Nordeste. O evento ocorreu nos dias 27 e 28, no Centro de Conservação dos Primatas Brasileiros (CPB), vinculado ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), em João Pessoa, Paraíba.

Ao longo da oficina, foram avaliados cinco objetivos estratégicos e um total de 33 ações planejadas, todas elas voltadas para a redução das ameaças enfrentadas por essas espécies de primatas. A Bahia desempenhou um papel fundamental, apresentando medidas relacionadas à fiscalização, educação ambiental e ao estabelecimento de articulações para a criação de novas Unidades de Conservação nas áreas de ocorrência desses primatas.

Marianna Pinho, da Coordenação de Gestão de Fauna, destacou a importância desse plano coletivo que visa a conservação das espécies de primatas ameaçadas de extinção na região Nordeste do Brasil. Entre as espécies de destaque abrangidas pelo PAN estão o guigó-da-caatinga (Callicebus barbarabrownie), o guigó-de-coimbra (Callicebus coimbrae) e o macaca-prego-de-peito-amarelo (Sapajus xanthosternos), todos encontrados na Bahia.

“Esse encontro representa um importante esforço de diversos órgãos e instituições na busca pela preservação da biodiversidade. A participação do Inema no Grupo de Assessoramento Técnico do PAN demonstra o compromisso do estado com a conservação da fauna e o meio ambiente, reforçando a importância de ações coordenadas para a proteção das espécies ameaçadas de extinção”, explicou Marianna.

Durante a Oficina, também foram apresentados os mapas preliminares das áreas importantes para a formação de corredores visando a viabilização da conservação das populações das espécies prioritárias do PAN. Além disso, foi realizada uma visita técnica à Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Grajau, onde os participantes puderam observar um grupo de macaco-prego-galego (Sapajus flavius), uma das espécies prioritárias das ações do PAN.

Fonte e Foto: ASCOM Inema

Related posts

Secretário da SJDH participa de roda de diálogo sobre direitos humanos com Comunidades Quilombolas em Bom Jesus da Lapa

Fulvio Bahia

Nordeste terá chuvas volumosas de amanhã até sexta-feira, alerta Inmet

Fulvio Bahia

Mais de 700 quilos de alumínio foram coletados no primeiro dia da Micareta de Feira

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais