Promover momentos de integração, a troca de experiências e propor estratégias inovadoras para o fortalecimento da gestão ambiental, estes foram os objetivos pautados no 1º Encontro Estadual de Servidores dos órgãos ambientais da Bahia, que ocorreu entre os dias 28 e 30 na cidade de Lençóis. O evento é fruto de uma parceria do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) com a Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e a Associação dos Servidores do Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Bahia (Ascra), que contou com a participação de técnicos e especialistas lotados na capital e nas Unidades Regionais situadas no interior do estado.
Durante a programação, os participantes assistiram palestras sobre Pagamento por Serviços Ambientais, Gestão de Unidades de Conservação, Manejo de Fauna Silvestre, regularização e fiscalização ambiental, com destaque para a apresentação sobre o uso de drones no auxílio das atividades em campo, além da atenção às comunidades tradicionais nas análises de licenciamento.
A diretora-geral do Inema, Márcia Telles, destacou o número expressivo de participantes e falou sobre a importância do evento. “Quero agradecer e parabenizar a todos os colegas que fizeram deste encontro, um importante passo para o futuro da gestão ambiental em nosso estado. Também foi uma oportunidade de ampliar o diálogo sobre aspectos conceituais e práticos relacionados às atividades exercidas por cada profissional aqui presente. A diretoria-geral do Instituto se coloca como parceira nas iniciativas que visam à capacitação e valorização dos servidores”.
O presidente da Ascra, Walter Guerra, ressaltou o sucesso do encontro e os avanços conquistados. “Foi unânime, entre os participantes, a necessidade de colocar este evento no calendário anual de atividades dos servidores, vivenciamos aqui, momentos enriquecedores, tanto nas relações interpessoais quanto nas institucionais. As palestras trouxeram um nivelamento de conhecimento sobre as principais atividades realizadas nas rotinas de trabalho, além de ser uma oportunidade para que cada um dos participantes expusesse suas experiências, dificuldades e sugestões para aperfeiçoamento de normas e procedimentos”.
Ao final do 1º Encontro Estadual de Servidores, foi elaborada a Carta de Lençóis, com proposições para aperfeiçoamento de procedimentos e melhorias nas rotinas e condições de trabalho dos servidores lotados na capital e interior do estado.
Fonte / Foto: Ascom/Inema