BahiaEducaçãoGoverno do EstadoMeio Ambiente

Em Brasília, SEC participa de encontros que visam fortalecer ações com foco na água, educação e meio ambiente

A secretária da Educação do Estado da Bahia, Adélia Pinheiro, a convite da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), participou, junto com outros gestores da Educação de todo o país, na última terça-feira (1°), em Brasília, da abertura do encontro “Água, educação e meio ambiente: um evento de integração”, realizado em parceria com os ministérios da Educação e do Meio Ambiente. A proposta é intensificar a articulação entre as instituições para a promoção de ações conjuntas e integradas que fortaleçam a implementação das políticas de Educação e de Educação Ambiental voltadas à gestão de recursos hídricos. O encontro para a criação de um pacto pela governança da água prossegue até quinta-feira (3).

“Estamos na Agência Nacional da Água e Saneamento para tratar de um assunto que é intersetorial, de interesse da ANA, mas também nosso, da Educação. Temos muitos investimentos nas questões ambientais na nossa rede e estar aqui qualifica o nosso fazer”, afirmou Adélia Pinheiro, no primeiro dia do encontro, quando participou da reunião entre representantes da ANA e do MEC e os secretários estaduais da Educação de todo o país para a contextualização sobre o pacto pela governança da água.

Dentre as atividades desta terça-feira, se destacam, ainda, a reunião para o lançamento do kit de materiais educativos, contendo o jogo educativo Akauana e a coleção de quatro guias educacionais sobre o tema da água e sustentabilidade, voltados para a formação de professores e para estudantes dos ensinos Fundamental e Médio, criados pela rede formada por nove universidades federais (ProfCiamb), que ofertam o mestrado profissional em Ciências Ambientais para professores.

Paralelo ao evento, está sendo realizado, também em Brasília, o Encontro Nacional das Comissões Interinstitucionais de Educação Ambiental (CIEAs). “Temos uma série de entregas pela Política de Educação Ambiental, em 2011, passando pelos processos de conferências, nos quais a Bahia ganha destaque no âmbito nacional. Estamos aqui também para aprender neste processo de retomada, para que a gente tenha ações socioambientais consolidadas em nosso Estado e em nosso país”, esclarece o diretor de execução das Políticas para a Educação Básica da SEC, Fábio Barbosa, que participa da atividade.

Na Bahia – Por meio de projetos e atividades interdisciplinares, o tema ambiental já faz parte do currículo das unidades escolares estaduais baianas e é trabalhado durante todo o ano letivo. Em 2022, a SEC fomentou a realização das Conferência Escolares pelo Meio Ambiente, com o tema central “A Educação Ambiental como promotora da cidadania nos Territórios de Identidade da Bahia”. A SEC lançou, em 2022, a versão impressa da coletânea “Escolas sustentáveis: quais os caminhos?”, uma publicação com 27 projetos, desenvolvidos por estudantes e professores, que foram apresentados na IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente.

O livro apresenta possíveis intervenções nas escolas para a promoção da consciência socioambiental e para o desenvolvimento de ações sustentáveis, entre elas a relação da escola com os recursos hídricos, enfatizando a reutilização da água da chuva e o reflorestamento.

Fonte: Ascom/SEC
Foto: Jonilton Lima Torres/ANA

Related posts

Governo do Estado publica portaria que garante direito à progressão funcional para professores e coordenadores pedagógicos

Fulvio Bahia

Paulo Afonso: Mais 77 alunos de cursos promovidos pela Sedes recebem certificados de conclusão

Fulvio Bahia

FGM promove oficina virtual para edital Territórios Criativos 

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais