BahiaPrefeitura Municipal de SalvadorSalvador

Prefeituras-Bairro de Salvador oferecem serviços de solução de conflitos extrajudiciais 

As Prefeituras-Bairro de Salvador podem auxiliar a população em algumas demandas jurídicas de cunho familiar através do Balcão de Justiça, desenvolvido em parceria com o Centro Judiciário de Solução de Conflitos Pré-Processual (Cejusc), do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA). O serviço está disponível em todas as unidades (exceto na unidade Centro/Brotas), onde os usuários podem realizar serviços de conciliação, divórcio, dissolução de união estável, pensão alimentícia e reconhecimento de paternidade. 

“Aqui os casos são tratados de forma consensual, havendo o alinhamento de interesse entre as partes, garantindo uma resolução mais rápida para casos simples e desafogando os órgãos judiciais”, afirma Catarine Stéfane, advogada do Balcão de Justiça da Prefeitura-Bairro Cabula/Tancredo Neves. 

A profissional exemplifica como ocorre a prestação do serviço na unidade. “Por exemplo, atendemos aqui uma senhora que estava em companhia do filho. Nós a acolhemos e instruímos sobre como realizar o registro de paternidade referente ao seu companheiro, que criou e educou a criança desde o primeiro ano de vida. Deste modo, ela deverá dar entrada do pedido junto ao Projeto Pai Presente”, explicou a advogada. 

A jurista reforçou ainda que o serviço de reconhecimento socioafetivo de paternidade integra o leque do programa do Cejusc, onde as partes responsáveis e interessadas, consensualmente, podem demandar o registro de paternidade internamente na Prefeitura-Bairro, desde que dispensado o interesse em exame de DNA. 

Demanda

Os serviços mais procurados são divórcio, pensão alimentícia e esclarecimento de dúvidas jurídicas. Somente neste ano, juntas, as Prefeituras-Bairro já realizaram cerca de 6 mil atendimentos do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA).  As unidades que contam disponibilizam o serviço contam com salas onde acontecem as audiências presenciais, em dia e horário agendado. A mediação é feita na presença do advogado titular da unidade, escrivão e partes. 

Ao final, todos assinam o documento de conciliação. Os acordos firmados são encaminhados para o judiciário, onde são averbados de forma gratuita. Os prazos para conclusão dos processos dependem de cada caso variando entre 10 a 15 dias. Após a audiência, a sentença é dada entre 90 e 180 úteis. 

Para realizar o atendimento é necessário agendamento através dos canais horamarcada.salvador.ba.gov.br, aplicativo Fala Salvador Cidadão, ou no WhatsApp (71) 98392-3927, com a atendente virtual Jana. As documentações necessárias para os atendimentos dependem de cada situação, sendo elas, para divórcio e dissolução de união estável o RG, CPF, certidão de casamento ou contrato de união estável. 

Em caso de filhos menores, é necessário também RG ou certidão de nascimento dos mesmos. Se tiver bens materiais, é necessário apresentar comprovante. Já para reconhecimento de paternidade, os usuários devem levar RG e CPF da genitora, contato ou endereço do suposto genitor. Além da Cabula/Tancredo Neves, as unidades que possuem o Balcão de Justiça são as Barra/Pituba, Cajazeiras, Cidade Baixa, Itapuã/Ipitanga, Liberdade/São Caetano, Pau da Lima, Subúrbio/Ilhas e Valéria. 

Fonte e Foto: SECOM PMS | Jefferson Peixoto

Related posts

Dia Nacional da Consciência Negra terá celebrações no Pelourinho

Fulvio Bahia

World Clean Up Day Baía de Todos-os-Santos vai promover educação ambiental na capital e interior

Fulvio Bahia

Prefeitura anuncia programação do Festival Virada Salvador com trio elétrico e atração internacional pela 1ª vez

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais