EscolaMunicípios

Lauro de Freitas: Escolas municipais são finalistas do ‘Concurso Cultural Caminhos para a Cidadania 2023’

Quatro escolas municipais de Lauro de Freitas estão concorrendo ao prêmio de R$30 mil para a implementação do projeto educativo “TV Futuca Brodcast: Educação, Informação e Tecnologia”. O concurso é promovido pelo Instituto CCR como parte do Programa Caminhos para a Cidadania, que é uma iniciativa social e educativa com parceria técnica do Instituto Crescer. Ao longo de cinco anos, várias produções como telenovelas, documentários e minisséries foram produzidas por alunos nas escolas. As unidades de ensino selecionadas são: Escola Municipal Barro Duro, Escola Municipal Avelar Brandão Vilela, Escola Municipal Enock Amaral e Escola Municipal Tenente Gustavo dos Santos.

Responsável pelo projeto, o professor da escola de Barro Duro, Elton Nascimento, entende que a união foi muito importante para que as escolas fossem finalistas. “Esse projeto existe há 10 anos. Sempre buscamos credibilidade nas comunidades, com os pais e alunos. Fiquei feliz em participar e ter sido escolhido entre os 30, onde o Brasil todo participa. É um reconhecimento no âmbito maior. Houve um engajamento muito forte”, disse. 

Segundo o professor, colocar em prática os projetos é fazer a diferença na educação. Seguindo essa vertente, para Elton, temas sensíveis são importantes e precisam ser tratados com os alunos. “Realizamos um trabalho de audiovisual, onde abordamos temas sensíveis como bullying e a violência como um todo, o tratamento com idosos. É necessário tocar na ferida. A gente percebe que esses assuntos fazem com que ocorra o desenvolvimento com a arte. Os alunos participaram ativamente”, contou, ressaltando que o empenho de todos é considerado a receita para o sucesso, o que o deixa pela conquista.

Responsável pelo programa no Instituto CCR, Ariane Teles explicou que o objetivo é  fomentar projetos de cidadania e reconhecer o trabalho dos educadores do Ensino Fundamental I das redes públicas municipais, tem como objetivo valorizar seu papel na qualidade da educação básica no Brasil. “Com o concurso cultural, queremos reconhecer os principais projetos e ajudar as escolas e educadores a colocarem em prática. Sabemos da qualidade das atividades desenvolvidas pelos profissionais e com esta iniciativa fomentar novas ideias”, afirma Ariane Teles do Instituto CCR e responsável pelo programa. 

Concorrem ao prêmio professores e educadores das redes municipais de ensino das áreas de abrangência administradas pelas Unidades do Grupo CCR, que estão devidamente cadastradas na plataforma do curso EAD e que participam do curso oferecido pelo Programa Caminhos para a Cidadania em 2023. 

Fonte / Foto: SECOM PMLF

Related posts

“Bahia Adventure Race” começa nesta quinta-feira (08) na cidade de Camamu

Fulvio Bahia

Luís Eduardo Magalhães: Comando da GCM participa de encontro com o Ministro da Justiça e Segurança Pública

Fulvio Bahia

Arqueólogos de campus da Uneb descobrem pães mumificados datados da II Guerra Mundial

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais