A competição da categoria é a porta de entrada para a seleção em eventos internacionais.
A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) recebeu a inscrição de 643 atletas, de 134 clubes e associações de 22 Estados e do Distrito Federal para a disputa do Campeonato Brasileiro Loterias Caixa Sub-18 de Atletismo que será realizado na pista da Universidade Tiradentes (Av. Murilo Dantas, 300, Farolândia), em Aracaju, Sergipe, de 11 a 13 de agosto. A entrada é franca e a competição será transmitida ao vivo pela TV Atletismo Brasil.
As Federações que terão atletas na competição são: Acre, Alagoas, Amazonas, Amapá, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Sergipe e São Paulo.
Essa categoria é a porta de entrada nas competições internacionais, reúne um número expressivo de atletas e disputas acirradas por marcas pessoais e recordes.
O programa horário já está publicado no hotsite da competição (https://cbat.org.br/novo/competicoes/brasileiro_sub18/2023/anexos/ph.pdf). As disputas começam às 8 horas do dia 11 de agosto com os 100 m do decatlo. A primeira final do dia será às 14:20, o martelo feminino. O torneio termina no domingo (13/8), às 16 horas com o revezamento 4×400 m.
A Sessão Informativa Virtual do evento, quando há a confirmação final dos atletas inscritos e detalhes técnicos, será realizada às 16 horas do dia 10 de agosto, via plataforma zoom.
O IPEC, de Londrina (PR), foi o campeão do Brasileiro Sub-18 do último torneio, realizado no Centro Nacional Loterias Caixa de Desenvolvimento do Atletismo, em Bragança Paulista (SP). A equipe somou 167,5 pontos para levar o título. Competiu com 23 atletas (12 mulheres e 11 homens) e também foi a campeã nas categorias feminina (83,5 pontos) e masculina (84 pontos).
O IPEC ainda teve um dos dois melhores atletas da competição – Luís Felipe Abílio Gomes Barbosa, que conquistou a medalha de ouro no lançamento do martelo. Júlia Marconato Leite (SEL/CBM), campeã do heptatlo, com recorde brasileiro, foi a melhor atleta feminina da competição.
A AD Centro Olímpico, de São Paulo, foi a segunda colocada na classificação geral (112 pontos) e também no feminino (55) e no masculino (57). A Orcampi-SP foi a terceira na disputa masculina (50). O CASO-DF foi o terceiro colocado na classificação geral (98 pontos) e na disputa feminina também (55).
A competição tem apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), que desenvolve o programa de formação de atletas juntamente aos clubes integrados e ENADS: VEJA AQUI
Fonte: ASCOM CBAt
Foto: Moisés Nascimento/CBAt