A Polícia Rodoviária Federal colocou em operação um novo scanner capaz de identificar peças defeituosas e, até mesmo, em situação ilegal que estejam instaladas em carros, caminhões e ônibus.
Chamado de DIV (Detecção Inteligente de Veículos), o sistema é conectado ao veículo e em dois minutos já tem um panorama completo, identificando possíveis fraudes graças ao monitoramento do “DNA” eletrônico dos itens e do próprio carro, avisando ao policial se há irregularidades.
Por exemplo: se você trocou freios ou airbags do seu carro e colocou modelos piratas ou que não estão em conformidade com a lei, o aparelho vai detectar exatamente onde está essa falha. As consequências, claro, podem ir para a esfera legal, com a apreensão do veículo ou eventual prisão.
Segundo a PRF, essa tecnologia pode ser utilizada em qualquer carro, moto, ônibus ou caminhão e traz os resultados em tempo real. Além de avaliar peças e equipamentos, o sistema pode mostrar se há adulteração na quilometragem dos veículos, algo bem corriqueiro no mercado de usados.
Uso da tecnologia é comum na PRF
Outro scanner muito usado pela PRF em alguns estados é o que detecta drogas e produtos ilícitos sem a necessidade de entrar nos veículos. Instalado do lado de fora, na estrada, o aparelho consegue fazer uma varredura imediata no local e informar aos policiais se há objetos suspeitos no interior do carro, van ou caminhão.
Fonte: Canaltech | Foto: Reprodução PRF