Câmara Municipal de SalvadorMulherPolíticaSalvadorViolência Contra a Mulher

Ireuda Silva destaca os 17 anos da Lei Maria da Penha

Vereadora relembra projetos em defesa da mulher.

A presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara Municipal de Salvador, vereadora Ireuda Silva (Republicanos), destacou a importância da Lei Maria da Penha, que completa 17 anos nesta segunda-feira (7 de agosto). A vereadora relembrou a trajetória dessa legislação pioneira no combate à violência doméstica no Brasil.

“A Lei Maria da Penha é uma conquista histórica que tem salvado vidas e fortalecido a luta contra a violência que muitas mulheres enfrentam em seus lares”, afirmou Ireuda, que é defensora dos direitos das mulheres e protagonista na luta contra a violência.

Desde sua promulgação, em 2006, a Lei Maria da Penha tem sido fundamental para proteger mulheres em situação de vulnerabilidade e garantir que os agressores sejam punidos de forma adequada. A vereadora também destacou a importância de manter um trabalho constante na conscientização da sociedade sobre a Lei Maria da Penha.

“Precisamos continuar educando a população sobre a violência de gênero e a importância de denunciar qualquer tipo de agressão. Além disso, o cumprimento efetivo da lei continua sendo um desafio que a sociedade precisa cobrar constantemente. Muitos agressores ainda não são devidamente punidos, saem da delegacia pela porta da frente e o ciclo de violência continua, frequentemente, terminando em feminicídio”, reforçou.

Ireuda também enalteceu o trabalho das instituições e organizações que oferecem apoio e acolhimento às mulheres vítimas de violência. “Essas instituições são essenciais para garantir que as vítimas tenham a devida assistência e encorajamento para denunciar e romper o ciclo de violência”, ressaltou.

A Lei Maria da Penha é uma das mais avançadas legislações voltadas para o combate à violência contra a mulher no mundo.

Projetos

No aniversário da Lei Maria da Penha, Ireuda também relembrou alguns projetos de seu mandato voltados para a proteção dos direitos da mulher. O mais recente é o Programa Nova Fase, que designa uma reserva de 10% das vagas de estágios e menor aprendiz das instituições do Poder Executivo a filhas de mulheres vítimas de violência doméstica. A lei já foi sancionada pelo prefeito Bruno Reis.

Há ainda a Guardiã Maria da Penha, que está sendo implantada na Guarda Municipal de Salvador. O objetivo é empreender ações em diversas frentes para combater a violência doméstica e fortalecer a rede de proteção à mulher. Serão ações de conscientização e repressão aos agressores e de acolhimento às vítimas.
O Simm Mulher foi implementado pela prefeitura em 2020 e já capacitou e encaminhou milhares de mulheres para o mercado de trabalho.

A campanha “Meu Corpo não é sua Fantasia” alerta para a violência sexual contra a mulher no Carnaval. Há também outros projetos que a vereadora tenta implementar, como o projeto que propõe núcleo de atendimento aos órfãos do feminicídio; outro sobre um programa de combate à violência contra a mulher nas escolas.

Além disso, a vereadora propôs um programa de combate à violência contra a mulher nas escolas, a instalação de mais delegacias da mulher na Bahia e a reserva de vagas para vítimas de violência doméstica em programas da prefeitura.

Fonte: ASCOM CMS
Foto: Divulgação

Related posts

Desemprego é maior entre mulheres e negros, diz IBGE

Fulvio Bahia

Confira as vagas do SIMM para esta segunda-feira (24)

Fulvio Bahia

DHPP prende criminoso com cocaína e maconha no bairro de Narandiba, em Salvador

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais