BahiaIntolerância ReligiosaPrefeitura Municipal de SalvadorReligião

Prefeitura de Salvador reinaugura estátua de Mãe Stella de Oxóssi e celebra seu legado espiritual e cultural

A Prefeitura de Salvador, por meio da Fundação Gregório de Mattos (FGM), devolve à cidade a Estátua de Mãe Stella de Oxóssi, um tributo à lendária líder religiosa e cultural. A cerimônia está agendada para a próxima quinta-feira (10), às 9h, na entrada da avenida batizada em seu nome em Stella Maris e contará com os alabês do Ilê Axé Opô Afonjá, terreiro da Iyá.

A estátua volta a sua posição de origem em um gesto que reconhece a profunda conexão espiritual e o legado cultural deixado por Mãe Stella de Oxóssi. A ocasião promete ser um momento de reflexão, celebração e reconhecimento de sua contribuição inestimável para a preservação e divulgação das tradições religiosas afro-brasileiras.

A reinauguração da Estátua de Mãe Stella de Oxóssi não apenas honra a memória dessa figura inspiradora, mas também serve como um lembrete vívido da riqueza cultural e espiritual que permeia a sociedade brasileira. O monumento tem a assinatura do escultor Tatti Moreno e a réplica foi liderada pelos seus filhos, os artistas plásticos André e Gustavo Moreno.

A estátua foi completamente refeita após um ato de vandalismo ocorrido no dia 04 de dezembro de 2022, em que a obra original que a representava foi incendiada. Após investigação, em abril deste ano, a Polícia Civil emitiu um laudo inconclusivo sobre a origem e a autoria do crime.

Mãe Stella de Oxóssi foi uma influente líder espiritual brasileira, poetisa e defensora dos direitos da população negra. Ela nasceu em 2 de maio de 1925 em Salvador e faleceu em 27 de dezembro de 2018. Mãe Stella era uma importante representante do candomblé, além de ter lutado pela conscientização sobre a importância de preservar as tradições ancestrais e pela promoção da tolerância religiosa e do respeito às diversidades culturais.

Fonte: ASCOM FGM
Foto: Mário Edson

Related posts

Vereadores aprovam desafetação e alteração na Lei de Uso do Solo

Fulvio Bahia

Festejos para Santa Dulce dos Pobres começam nesta quinta (1º)

Fulvio Bahia

HUPES inaugura Unidade de Hospital Dia em Salvador

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais