Os pequenos são atendidos em tempo integral em 14 CMEIs da Educação Municipal.
Cuidar do desenvolvimento integral das crianças é uma prioridade nos 14 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) de Feira de Santana, onde os pequenos de dois anos desfrutam de atendimento em tempo integral. A rotina dessas crianças inclui momentos cruciais, como a soneca após o almoço, proporcionando um ambiente propício para aprendizado e crescimento.
Às 11h30, as cortinas se fecham, a iluminação suave se faz presente, e caminhas cuidadosamente arrumadas preparam-se para receber o Grupo 2 no Centro Municipal de Educação Infantil Profª Vanda Pinheiro Franco, situado no bairro Aviário. A música de ninar embala o ambiente, garantindo uma soneca tranquila. Essa prática é estendida por toda a rotina de 14 CMEIs, reconhecendo o valor do sono para o desenvolvimento dos pequenos. As unidades mantidas pela Prefeitura fazem parte da Rede Municipal de Educação.
Na primeira infância, o período pedagógico transcende o ambiente de sala de aula. Na Educação Infantil, as crianças aprendem por meio de suas próprias experiências e da repetição. Por isso, o sono não é apenas um intervalo na programação; é uma ferramenta pedagógica planejada e integrada à rotina, desempenhando um papel fundamental nesse processo de aprendizado.
O dia inicia com uma calorosa acolhida, seguida pelo desjejum e uma variedade de atividades de aprendizagem. Banho, almoço, higiene bucal e um merecido repouso compõem o cronograma. No período vespertino, as atividades continuam, com lanche, brincadeiras e os preparativos para voltar para casa.
Edilene Silva Albano, coordenadora pedagógica da unidade, ressalta a importância desses momentos para crianças que estão se adaptando a um ambiente fora de casa. Cada detalhe é cuidadosamente planejado para garantir que as crianças se sintam acolhidas e pertencentes ao ambiente escolar.
“O sono não só auxilia na recuperação física, mas também contribui para o desenvolvimento cognitivo. É durante esse período que as crianças processam as experiências da manhã e constroem memórias duradouras”, destaca Edilene.
Os benefícios são inúmeros, abrangendo o desenvolvimento motor, cognitivo, a socialização entre pares e a autonomia. É nesse intervalo que os alunos consolidam e absorvem todas as vivências. No entanto, para que essa abordagem seja efetiva, é essencial que as escolas possuam a estrutura física adequada para apoiar as crianças.
As salas de aula são equipadas com todos os recursos necessários, incluindo SmartTVs, livros, jogos, brinquedos, mobília adequada, banheiros e caminhas empilháveis. Em 2023, foram distribuídas 400 caminhas em poliéster, evidenciando o compromisso com o conforto e bem-estar das crianças.
A professora Leila Judith Silva Amorim, do Grupo 2, otimiza todos esses recursos para criar um ambiente propício ao descanso. Ela escolhe uma música suave, prepara as caminhas com a ajuda das auxiliares e recebe as crianças após o almoço para uma soneca que, em média, dura entre uma e duas horas.
Fonte: SECOM PMFS
Foto: Sara Silva