AnimaisBahiaPrefeitura Municipal de SalvadorSalvadorSaúde

Vacinação antirrábica em Salvador protege quase 30 mil animais na primeira semana  

Na primeira semana de mobilização, a Campanha de Vacinação Antirrábica já protegeu quase 30 mil animais em Salvador. A estratégia da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) intensifica o acesso à vacina contra a raiva em 100 postos de saúde, pontos itinerantes espalhados pelos bairros da capital baiana e drive-thru exclusivo nos fins de semana.  

Devem ser imunizados a partir dos três meses de idade, exceto os que estiverem doentes. A meta da campanha é vacinar 249 mil cães e gatos na cidade. O último caso de raiva humana em Salvador foi registrado em 2004.  

“A vacinação é a principal medida de prevenção da raiva, que é uma zoonose com quase 100% de letalidade. Por isso é importante que a população procure os postos. Nos últimos anos, Salvador registrou casos confirmados de raiva em morcegos, com isso, os cães e gatos de estimação ficam vulneráveis ao contato”, explica Danielle Dantas, chefe do Setor de Raiva e Veterinária do Centro de Controle Zoonoses (CCZ). 

A imunização nas salas de vacina dos postos acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h; bem como os pontos itinerantes. A lista completa dos locais está disponível no site www.saude.salvador.ba.gov.br

Neste sábado (12) e domingo (13), o drive-thru estará disponível na UNIFTC, na Paralela, das 9h as 16h. Já nos shoppings Salvador Norte e Barra, haverá ponto fixo das 9h as 16h.  

Orientações para drive

No drive-thru, os tutores devem levar seus animais dentro do carro, com coleira e guia, ou em caixas apropriadas para evitar fugas e acidentes. O ideal é que, além do condutor do veículo, tenha uma pessoa para conter o animal durante a vacinação 

Os animais não devem ser vacinados pela janela, tendo a porta do carona ou traseira aberta para a realização da imunização. A vacinação de cães de grande porte deve ser realizada fora do veículo para a segurança do vacinador e do tutor. Nesses animais é aconselhável o uso de focinheira. 

Fonte e Foto: SECOM PMS | Jefferson Peixoto

Related posts

Em encontro com Lula, Geraldo garante apoio a projeto de mobilidade para Salvador

Fulvio Bahia

Palco do Reggae terá atrações gratuitas no Carnaval

Fulvio Bahia

Agricultura Familiar celebra Dia do Estudante nas escolas da Bahia com alimentação qualificada

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais