Flipelô 2023

Chef Takuyra Costa faz prato preferido de Mãe Stella de Oxóssi na Rota Gastronômica da FLIPELÔ 2023

Moqueçoba de filha para Mãe.

A chef Takuyra Costa, que comanda o Boteco do Viajante no Pelourinho, escolheu com muito carinho, e com certeza muita saudade, o prato para colocar na Rota Gastronômica Amados Sabores da FLIPELÔ 2023. Isso porque a Moqueçoba, acompanhada de farinha e molho de pimenta, era uma das comidas preferidas de Mãe Stella de Oxóssi.

Abiã de santo assentada por Mãe Stella, última pessoa em quem a Ialorixá colocou a mão na cabeça, Takuyra Costa é filha de sangue de Manoel Victorino Costa Falefá, um dos primeiros babalorixás da Bahia, primeiro homem de Nanã, professor de língua Iorubá, uma verdadeira autoridade religiosa afro-brasileira. O fato é que Takuyra era muito próxima de Mãe Stella e cuidou dela até quando foi possível. E sempre que dava, fazia as comidas que agradavam à Mãe.

O relacionamento entre as duas nasceu quando Takuyra foi ao terreiro para cuidar de problemas que a afetavam em um momento difícil na vida. Virou xodó não só de Mãe Stella, mas de muita gente lá de dentro, tanto que foi chamada para coordenar a Animoteca, projeto que era sonho de Mãe Stella e que nos anos de 2014 e 2015 rodou a Bahia levando muitos livros e a mensagem de tolerância religiosa que representava tão bem o pensamento da Ialorixá.

A Animoteca era montada num ônibus super bem equipado com uma biblioteca, sala de vídeo, espaço para palestras, cursos, oficinas e até uma salinha de meditação. No acervo, além de literatura sobre o candomblé, grandes livros de muitas outras religiões. Não se servia Moqueçoba na Animoteca, mas era possível saber as histórias da criação do mundo nas diferentes versões de muitas culturas e religiões.

Takuyra Costa é famosa como chef de cozinha especializada nas preciosidades do Recôncavo baiano. Na Maniçoba então, é ela rainha. Já fez para o Maniçoba Hype, para o Festival NaLata, para a Lavagem de La Madeleine na França… mas no final das contas a maniçoba mais saborosa que ela já fez na vida (ela confessa) sempre foi aquela temperada com o amor de uma filha, para agradar em cheio a sua mãe querida.

Rota Gastronômica Amados Sabores – A culinária tem um lugar especial na Festa Literária Internacional do Pelourinho – FLIPELÔ, que acontece de 9 a 13 de agosto, no Centro Histórico da capital baiana. Inspirada no livro ‘A Cozinha Africana da Bahia’, de Guilherme Radel, a Rota Gastronômica Amados Sabores terá a participação de 41 bares, restaurantes, cafeterias e lanchonetes do Pelourinho, Carmo e Santo Antônio Além do Carmo, e contará ainda com a participação da Casa do Benin e do Restaurante do Senac, que produzirão pratos com preços especiais.

Boteco do Viajante (Rua Maciel de Baixo, nº 15, Pelourinho) – Moqueçoba, acompanhada de farinha e molho de pimenta – R$ 65

Fonte: Doris Pinheiro
Foto: Antonello Veneri

Related posts

Centro Gemológico da Bahia realiza 4ª edição do Projeto Joias e Arte durante a Flipelô

Fulvio Bahia

Flipelô 2023: A tradição de Clarindo Silva e a Cantina da Lua reverencia Mãe Stella de Oxóssi

Fulvio Bahia

Flipelô 2023: Embaixadora do México e escritora Laura Esquivel fará apresentação com Paloma Amado

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais