Câmara Municipal de SalvadorPolítica

Mandata Coletiva Pretas Por Salvador: “Sabatinada na Câmara, Secretária da Fazenda não apresenta defesa que justifique empréstimo de R$ 300 milhões pela Prefeitura da Salvador”

Para Mandata das Pretas as respostas foram evasivas e inconsistentes.

A Secretaria da Fazenda de Salvador, Giovanna Victer, esteve na Câmara Municipal na última terça-feira (8) para explicar ao legislativo, o projeto de Lei enviado pela prefeitura para autorização de empréstimo de R$ 300 Milhões.
A proposta encaminhada no dia 1° de agosto, ultimo, não apresenta relatório de impacto, e contradiz o discurso de equilíbrio financeiro do Executivo.

Para a Mandata das Pretas, a falta de relatório de impacto por parte da prefeitura, além de ignorar o rito a ser cumprido, tenta inviabilizar a principal atribuição do legislativo que é a de fiscalizar o executivo. Também chama a atenção no projeto, a demonstração de desinteresse em coibir possíveis especulações financeiras. A proposta, torna possível a continuidade do ciclo vicioso da conceção de benefícios e o toma lá dá cá com as grandes empresas do ramo financeiro, quando em seu artigo 1º, o PLE n° 189/2023 traz a indicação de que a prefeitura poderá pedir empréstimo com ou sem a garantia da União.

Outro questionamento levantado pela mandata é a falta de debate público, uma vez que a sabatina poderia ter sido transmitida ao vivo pela TV Câmara, mas sequer os assessores parlamentares puderam acompanhar.

“A sensação que a gente tem, enquanto bancada de oposição é de que a prefeitura tem medo de gente, medo de povo, sabe? Então, não tem interesse de discutir com quem importa, com a população de Salvador, sobre o orçamento público de Salvador. Acho que a gente começa com isso, mas continua com a ausência de respostas reais, de justificativa que faça com que a gente entenda a necessidade de um empréstimo de 300 Milhões de reais”, afirma Laina Crisóstomo, co-vereadora da mandata coletiva Pretas Por Salvador.

Nesse contexto, a mandata enxerga com preocupação a tramitação do projeto, e aguarda relatório da prefeitura sobre o seu impacto, buscando um diálogo aberto e responsável entre a administração pública e a sociedade civil.

Fonte / Foto: ASCOM Mandata Pretas Por Salvador

Related posts

Após questionamento do vereador André Fraga (PV), prefeitura ajusta plantios na Suburbana

Fulvio Bahia

Comissões vão debater eficiência energética de combustíveis

Fulvio Bahia

Jerônimo inaugura ampliação e modernização do Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP do Semiárido), em São Domingos

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais