BahiaCampanhaMulherPrefeitura Municipal de SalvadorSalvadorSPMJViolência Contra a Mulher

Seminário discute enfrentamento à violência contra a mulher em Salvador

Profissionais da rede municipal de saúde e integrantes da rede de proteção a mulheres de Salvador participam do Seminário de Atenção a Mulheres em Situação de Violência da capital baiana. A atividade teve início na última quarta-feria (09) e segue até esta quinta-feira (10), no auditório do Ministério Público da Bahia (MP-BA), em Nazaré. O evento integra a programação do Agosto Lilás, campanha de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra o público feminino. 

A iniciativa é realizada em parceria entre as secretarias municipais de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), da Saúde (SMS) e de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre) e o MP-BA. Na ocasião, estão sendo esclarecidos temas como o atendimento à saúde de mulheres em situação de violência doméstica e familiar, e o papel dos Centros de Referência de Atenção à Mulher.  

Também há debates e mesas temáticas que tratam sobre o papel das instituições na proteção de mulheres em situação de violência e palestras sobre violência sexual contra mulheres e na perspectiva jurídica, aborto previsto em lei e a notificação compulsória da violência em unidades de saúde. 

A titular da SPMJ, Fernanda Lordêlo, destacou a importância de preparar os profissionais de saúde atuantes na rede de proteção para melhor atender as vítimas. “Quando trazemos o sistema de saúde para este tema é porque, muitas vezes, essas mulheres que sofrem violações têm como porta de entrada a saúde do município. Articulamos esse seminário para criar protocolos e procedimentos mais eficazes para que essas mulheres sejam direcionadas para locais adequados. Quanto mais atores estiverem capacitados quanto a utilização dos serviços, melhor”, esclareceu a gestora. 

De acordo com a promotora do Núcleo de Enfrentamento às Violências de Gênero em Defesa dos Direitos das Mulheres do MP-BA (Nevid), Sara Gama, a parceria estabelecida com a Prefeitura fortalece as ações articuladas de combate à violência contra a mulher na cidade. “A rede precisa estar junta e coesa para atuar de forma unificada onde o trabalho de um repercute no trabalho do outro, e todo esse trabalho repercute de forma positiva na sociedade”, completou. 

Fonte e Foto: SECOM PMS | Jefferson Peixoto

Related posts

10ª edição do Festival da Primavera vai movimentar Salvador com vasta programação a partir deste sábado (7)

Fulvio Bahia

Confira o que abre e fecha em Salvador e RMS no feriado de 1º de maio

Fulvio Bahia

Vacinação contra Covid-19 e gripe estará suspensa neste feriado prolongado em Salvador 

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais