BahiaPrefeitura Municipal de Salvador

Com apoio da Prefeitura de Salvador, Teatro Vila Velha inicia projeto “Vila Lê”

Com o patrocínio da Prefeitura de Salvador, o Teatro Vila Velha iniciou o projeto “Vila Lê”, apresentando obras inéditas de renomados dramaturgos baianos como Paulo Henrique Alcântara, Gildon Oliveira, Luciana Comin e Mônica Santana. A série de leituras teve início na última quinta-feira (9), com “Os Dias Felizes de Celina Bonsucesso”, texto de Paulo Henrique Alcântara em homenagem à atriz Yumara Rodrigues.  

A peça, dirigida por Hyago Matos, segue a história da personagem-título, uma mulher octogenária e professora aposentada, que enfrenta uma surpreendente reviravolta em sua rotina. Isso a leva a revisitar o passado em suas memórias, onde revive momentos da juventude e maturidade. Apaixonada por literatura e cinema, a protagonista mergulha em lembranças até a casa de sua infância, onde viveu com sua irmã, mas que se afastou nos últimos anos. 

A atriz Clarissa Gonçalves, que participou da leitura, expressou sua alegria durante o último ensaio na tarde da quarta-feira, antes da estreia. “Participar dessa leitura é uma gratificação enorme para mim, como atriz, pois marca meu retorno aos palcos pós-pandemia”, destacou a artista. 

O diretor Hyago Matos também compartilhou seus sentimentos. “Estar no Teatro Vila Velha é uma grande honra. Como ator, já pisei aqui e tive uma experiência incrível. Esse palco é sagrado, como todos teatros da Bahia. Mas o Vila Velha possui uma história de resistência, tendo sido palco de artistas consagrados como Gal Costa, Caetano Veloso, Maria Bethânia e Gilberto Gil”, relembrou. 

O artista também falou sobre o apoio da gestão municipal à cultura. “É muito positivo ver a Prefeitura incentivando e patrocinando esse espaço. Ter o apoio do poder público é fundamental para impulsionar a cultura local, um motor econômico gerador de empregos. Quanto mais pudermos levar a cultura ao público, melhor”, completou. 

Novas apresentações – A programação do projeto “Vila Lê” segue durante as próximas quartas-feiras do mês de agosto, sempre às 19h, com obras inéditas de premiados dramaturgos baianos. O acesso é gratuito e sujeito à lotação do espaço. 

No dia 16, será apresentado, “Riso Sacana de Canto De Boca”, de autoria de Gilson Oliveira e direção de Miriam Fonseca. Já no dia 23, será apresentado “Céu de Maracangalha”, da autora Luciana Comin e dirigido por Chica Carelli. Por fim, no dia 30, acontece “Uma Leitura dos Búzios”, de autoria de Mônica Santana e direção de Márcio Meirelles.  

Atração especial – O TVV também abriga a exposição comemorativa “Vila59”, que reúne fotografias, cartazes, programas de espetáculos e uma série de registros e documentos históricos que narram os 59 anos do Teatro Vila Velha. A exposição foi concebida e possui curadoria expográfica de Erick Saboya. 

Fonte: SECOM PMS

Foto: Otávio Santos

Related posts

Arquidiocese de Salvador, através da Pastoral da Saúde, conclama católicos a doarem sangue

Fulvio Bahia

Inscrições para edital de apoio a empreendimentos liderados por mulheres indígenas da Bahia seguem até o dia 15 de agosto

Fulvio Bahia

Legado de Mãe Bernadete e celebração da cultura e arte quilombolas marcam festival no Quilombo Pitanga dos Palmares

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais