BahiaGoverno do EstadoSaúde

Hospital Roberto Santos e o Shopping Paralela realizam campanha de incentivo à amamentação, na capital baiana

Além de alimentar o bebê, o leite materno possui anticorpos que o protegem contra diversas doenças e ainda contribui para o desenvolvimento dele. Para conscientizar mães e futuras mamães a respeito da importância deste ato, o Banco de Leite Humano do Hospital Geral Roberto Santos (HGRS), em parceria com o Shopping Paralela, realiza a campanha do Agosto Dourado, considerado o mês do aleitamento materno. A ação, iniciada na última quinta-feira (10), vai até sábado (12 de agosto), no centro de compras, localizado na Avenida Paralela, em Salvador.

Mãe de duas crianças, a servidora pública Daniela Calmon fala da experiência com a amamentação. Para ela, a rede de apoio é muito importante neste período. “Toda mulher precisa de pessoas que apoiem e ajudem. Porque cuidar de um filho e amamentá-lo, não é fácil e nem é tão simples assim. Envolve um conjunto de fatores. Exige muito da mãe, exige muito de a mãe ter alguém ao lado, que possa apoiá-la para que ela possa amamentar o seu filho e também conseguir se alimentar bem, se cuidar, para poder nutrir bem o bebê”.

No primeiro dia, profissionais do HGRS realizaram o “Quiz sobre Aleitamento Materno – Mitos e Verdades”. Mas, no estande montado no 2º piso do shopping, vão ocorrer outras atividades nos próximos dias, como roda de conversa, palestra, apresentação musical, encontro de doadoras de leite e um mamaço. Haverá também cantinho da amamentação, ponto de doação de leite materno e arrecadação de frascos, que serão entregues para as doadoras armazenarem o alimento.

Para a médica obstetra Sandra Renata Marques, ações como essa aproximam o público da unidade de saúde. “O Roberto Santos é sempre visto como uma porta de urgência e emergência e situações de maior risco. Mas, temos uma maternidade e todo um apoio ao recém-nascido, incluindo o banco de leite, que vem para trazer saúde a esses bebês”.

Banco de leite

Atualmente, o banco de leite do HGRS opera com estoque adequado, com 80 litros para atender 56 crianças internadas. Para evitar doenças e infecções nos pequenos que serão contemplados, as doadoras necessitam estar saudáveis, como explica Nilma Dourado, coordenadora da unidade. “Para doar, a mulher precisa estar com os exames em dias, como o de sorologia e o pré-natal, para comprovar o bom estado de saúde. Se estiver apta, é convidada para ser doadora. Nós levamos os frascos esterilizados na casa dela e vamos buscar depois de enchido”.

Quem desejar doar pode se candidatar no Banco de Leite Humano mais próximo. O do Hospital Geral Roberto Santos fica na ala C do 3º andar da unidade hospitalar, que fica no Cabula. Para mais informações, estão disponíveis o telefone (71) 3117-7532 e o WhatsApp (71) 98225-9453.

Serviço

Campanha de Amamentação do HGRS

Quando: Até 12 de agosto

Onde: Shopping Paralela – 2ª Piso (ao lado do cartório)

Programação

11 de agosto

11h: Roda de conversa sobre “Manejo da amamentação no retorno ao trabalho

16h: palestra “Agosto Dourado”: “Direitos Parentais – apoie mães e pais que trabalham, com a desembargadora da Justiça do Trabalho, Viviane Leite

12 de agosto

13h: Atração musical “Hora dourada”

15h: 1º Encontro das doadoras de leite do banco do HGRS

16h: Amamentação coletiva – “Mamaço”

Fonte: SECOM GOVBA

Foto: Fernando Vivas

Related posts

Combate às Hepatites Virais: SMS realiza ação especial nesta quarta (31)

Fulvio Bahia

Mais de 23 mil candidatos e candidatas participam do primeiro dia de provas do vestibular da Uneb 2024

Fulvio Bahia

Agricultura familiar produz novas receitas que geram renda para mulheres quilombolas de Muritiba

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais