BahiaGoverno do EstadoSaúde

Assistência oncológica será ampliada na Bahia

A assistência ao paciente com câncer será ampliada na Bahia com a implantação da Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) no Hospital Prado Valadares (HGPV), unidade da rede da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) instalada em Jequié. Para a abertura do novo serviço, está sendo investido cerca de R$ 1 milhão. A entrega do novo equipamento deve ser feita ainda no mês de agosto. A Unacon beneficiará os moradores de Jequié e região que não mais precisarão se deslocar para Salvador ou Itabuna para terem atendimento especializado.

O serviço, que contará com doze poltronas para quimioterapia, estará organizado para oferecer condições técnicas, instalações físicas, equipamentos e recursos humanos para investigação e confirmação diagnóstica, tratamento cirúrgico, tratamento quimioterápico, cuidados paliativos e possíveis intercorrências clínicas.

A estrutura contará ainda com cinco consultórios médicos, dez leitos de internação clínica, dez leitos de internação cirúrgica e três leitos de UTI, além de todo aparato de apoio diagnóstico como radiologia convencional, ressonância magnética, ultrassonografia, endoscopia digestiva alta, colonoscopia, endoscopia urinária, anatomia patológica e patologia clínica.

A expectativa é que sejam realizadas na Unacon ao menos 650 cirurgias em oncologia e 5.300 sessões de quimioterapia por ano.

A secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana, que esteve verificando as obras de implantação da unidade nesta quinta-feira (10), destacou que, estando instalada no HGPV, a Unacon conseguirá ofertar todos os outros serviços de alta complexidade que dão anteparo à assistência em oncologia. “Tomamos a decisão acertada de implantar a Unacon em um hospital público. Ainda ampliaremos o total de poltronas de quimioterapia em relação à outra habilitação que estava em curso. Lá, eram nove”, afirmou Roberta Santana.

Toda a conformação da Unacon e o fluxo de atendimento foram apresentados para os secretários municipais de saúde da região na reunião da Comissão Intergestores Regional, realizada nesta quinta-feira (11).

Fonte: Ascom/Sesab
Foto: Leonardo Rattes

Related posts

Segunda etapa da requalificação da Feira de São Joaquim é autorizada pelo Governo do Estado

Fulvio Bahia

Comissão aprova sala multissensorial para autistas em novas concessões de aeroportos

Fulvio Bahia

Dia Mundial do Sol: Até 2030, Bahia tem estimativa de alcançar 27 GW em potencial solar fotovoltaico

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais