Câmara Municipal de SalvadorPolítica

Consulta Pública para Dia Municipal em Memória de Maria Felipa

Projeto propõe que a celebração seja feita em 4 de julho, em Salvador.

O Projeto de Lei nº 192/2023 institui o dia 4 de julho como “ Dia Municipal em Memória de Maria Felipa”. A iniciativa é do mandato coletivo Pretas por Salvador. A vereadora Laina Crisóstomo (PSOL) anuncia que foi aberta uma consulta pública, disponível até 16 de agosto, para que a população participe da iniciativa pelo link: https://forms.gle/U2mSUQhG86fBE3Mw8

“A proposta de instituir o “Dia Municipal em Memória de Maria Felipa” é uma manifestação de reconhecimento e homenagem a essa heroína, em grande parte esquecida pela história brasileira”, destaca a vereadora Laina, destacando a importância do projeto para o fomento e preservação da memória de Maria Felipa, além do fortalecimento da aplicação da Lei Municipal nº 10.639/2003, que trata da obrigatoriedade da temática História e Cultura Afro-brasileira e Africana no currículo das escolas da rede municipal de Salvador.

Entre as justificativas para a criação do dia, também foi considerado o papel vital de Maria Felipa em defesa da independência da Bahia durante a guerra de 1823. “A data proposta, 4 de julho, coincide com o dia da morte dessa proeminente figura histórica, que reflete a luta e a resistência das mulheres negras no Brasil”, sinaliza a vereadora.

“Necessário se faz honrar essa heroína, que foi tão importante para a história do povo brasileiro, símbolo de resistência e coragem do território baiano, com tamanha representatividade”, diz um trecho do projeto.

Como completa a vereadora Laina, reconhecida como mulher negra, marisqueira e pescadora, Maria Felipa transcendia as limitações sociais de sua época. O ápice de sua atuação ocorreu em 7 de janeiro de 1823, quando liderou cerca de 200 mulheres negras e indígenas em um ato valente contra as tropas portuguesas, que resultou na conquista da independência do Brasil. O mês de julho, escolhido para celebrar essa data, reforça também as celebrações da Independência da Bahia e o “Julho das Mulheres Negras”.

Fonte: ASCOM CMS
Foto: Divulgação

Related posts

“Doa a quem doer, mas PT terá candidatura em Salvador para disputar a prefeitura”, dispara Suíca

Fulvio Bahia

Decisão liminar da Justiça Federal veda protesto de deputados contra ViaBahia

Fulvio Bahia

Suíca reúne comunidade negra para celebrar os 25 anos da Caminhada Azoany em sessão especial na Câmara de Salvador

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais