Câmara Municipal de SalvadorPolíticaSaúde Mental

Átila do Congo propõe criação de “Salas de Afeto”

Vereador quer ambiente para atender pessoas com Transtorno do Espectro Autista.

O Projeto de Lei nº 170/2023, em discussão na Câmara de Salvador, visa promover ambientes mais acolhedores em estabelecimentos com grande fluxo de pessoas. A “Sala de Afeto” (Calm Zone) tem como objetivo atender clientes com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A iniciativa é do vereador Átila do Congo (Patriota), que busca ampliar a contribuição social das empresas para com essa parcela da população.

A proposta sugere um espaço específico para receber crianças, adolescentes e adultos com TEA, bem como seus acompanhantes, durante episódios de ansiedade e agitação. O vereador Átila ressalta: “Nos centros comerciais, a intensidade de informações, movimentos, luzes e sons pode ser um gatilho de estresse para quem tem TEA. Espero contar com o apoio dos demais vereadores e também dos empresários para que essa medida inclusiva seja implementada”.

Em estados como São Paulo e Mato Grosso, as “Salas de Afeto” já são uma realidade. O conceito “Calm Zone” teve origem nos Estados Unidos, e consiste em espaços equipados para atender às necessidades sensoriais dos autistas. Eles são projetados com iluminação adequada, decoração com cores suaves, brinquedos específicos e elementos calmantes, como balanços e tatames.

O TEA é caracterizado por desafios na interação social e na comunicação. Estímulos intensos, como muita movimentação, luzes brilhantes e barulhos, podem ser desconfortáveis para esses indivíduos. Por isso, as “Calm Zone” atuam como um refúgio, proporcionando conforto e tranquilidade.

Fonte: ASCOM CMS
Foto: Divulgação

Related posts

Audiência pública debate políticas públicas para literatura periférica na Assembleia Legislativa

Fulvio Bahia

Débora Régis celebra onda azul que tomou conta das ruas de Lauro de Freitas na emancipação: “vamos recuperar a autoestima da cidade, as pessoas cansaram da política antiga e clamam pelo novo projeto”

Fulvio Bahia

Setembro amarelo: a saúde mental em foco

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais