BahiaGoverno do Estado

Bahia recebe mais de 1.300 profissionais da assistência social de nove estados nordestinos em encontro até quarta-feira (16)

Mais de 1.300 gestores e trabalhadores da assistência social da Bahia e dos outros oito estados nordestinos se reuniram, na noite da última segunda-feira (14), em Salvador, para a conferência de abertura do 23º Encontro Regional do Colegiado Nacional de Gestoras/es Municipais de Assistência Social (Congemas), na região Nordeste. A abertura do encontro contou com apresentações especiais da Orquestra Neojiba, formada por crianças e jovens, e das Ganhadeiras de Itapuã, tradicional grupo cultural da capital baiana.

Com conferência de Frei Betto, a cerimônia contou também com a participação do Vice-governador da Bahia, Geraldo Júnior, do Secretário Nacional de Assistência Social, André Quintão, da secretária de Assistência e Desenvolvimento Social da Bahia, Fabya Reis, do Presidente do Congemas, Elias Oliveira, da presidenta do Coegemas-BA, Ediana Dourado, da vice-prefeita de Salvador, Ana Paula Matos, entre outras autoridades, além de presidentes de Coegemas dos nove estados nordestinos. O encontro conta com apoio do Governo da Bahia, por meio da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social da Bahia (Seades).

O vice-governador da Bahia, Geraldo Júnior, reafirmou a importância do SUAS para a Bahia e para os brasileiros. “Os trabalhadores na ponta fazem o SUAS acontecer. Hoje temos 33 milhões de brasileiros no mapa da fome e nós estamos trabalhando para reduzir esse número a zero. Quem tem fome não pode esperar. Queremos políticas públicas para transformar a vida das pessoas. É por isso que estamos juntos aqui para valorizar e fortalecer o SUAS”, afirmou.

“Os estados do Nordeste estão de pé e vão continuar lutando por SUAS fortalecido e famílias protegidas. O SUAS retorna ainda mais fortalecido e comprometido com a justiça social e a proteção a todos os brasileiros. Aqui na Bahia, estamos trabalhando, sob a liderança do nosso governador Jerônimo Rodrigues, para continuar ampliando o cofinanciamento e a oferta de serviços à população que mais precisa”, pontuou a secretária Fabya Reis.

“Hoje são outros tempos. Estamos aqui mais uma vez para dizer como vamos contribuir para a reconstrução do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Vamos propor, inovar e pensar um sistema que atenda a todos. Por isso esse encontro foi preparado com tanto cuidado. Temos desafios enormes que vão requerer, de todos nós, um grande esforço de todos os entes federativos. Vamos mudar a realidade desse país e mostrar que é possível construir um país com proteção social e direitos consolidados”, pontuou Elias Oliveira, presidente do Congemas.

A presidente do Coegemas-BA, Ediana Dourado, falou sobre o orgulho da Bahia em acolher o primeiro encontro depois das mudanças do Governo Federal.

“Uma alegria muito grande receber o Nordeste na nossa Bahia. Ressalto a importância da retomada da assistência social pelo Governo Federal, que agora é um parceiro dos estados, municípios e trabalhadores do SUAS. Nós estamos aqui para defender a política de assistência social, que é uma garantia constitucional. Acreditamos que o SUAS é feito pela luta coletiva de gestores, técnicos, usuários e trabalhadores, o que torna esse sistema ainda mais importante para toda a população nordestina e brasileira”, disse a gestora municipal.

Durante a conferência de abertura, Frei Betto discursou sobre justiça social e formação política para emancipação da população. A palestra foi acompanhada atentamente pelos participantes. Até quarta-feira (16), o 23º Encontro Regional Congemas – Nordeste conta com uma extensa programação.

Fonte / Foto: Ascom/Seades

Related posts

Cultura movimenta R$ 230 bi e gera 7,4 milhões de empregos

Fulvio Bahia

Autorregularização chega a 71% entre contribuintes do ICMS na Bahia

Fulvio Bahia

Governo do Estado entrega à Alba proposta orçamentária de 2025, que terá prioridade para a área social

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais