BahiaPrefeitura Municipal de SalvadorSalvadorTecnologia

Avanços de Salvador em tecnologia são apresentados em maior evento de cibersegurança do Brasil

O prefeito de Salvador, Bruno Reis, participou na última quarta-feira (16) do evento Fortinet Cybersecurity Summit, um dos maiores encontros sobre cibersegurança do Brasil, realizado em São Paulo. O gestor soteropolitano foi um dos palestrantes, apresentando os casos de sucesso que a capital baiana teve no aprofundamento tecnológico dos serviços públicos, como a plataforma Salvador Digital, a aplicação de tablets e chromebooks na educação, a criação do Hub Salvador e a instalação da Infovia da Cidade Inteligente.

Bruno falou também sobre projetos que serão colocados em prática nos próximos meses, como as implantações do Hub do Subúrbio, o segundo pólo de tecnologia e inovação para receber e acelerar startups na cidade; do Centro de Comando e Controle e da Escola Digital, em parceria com o Senai Cimatec, espaço que vai oferecer cursos técnicos, de extensão e de formação executiva em tecnologia.

O prefeito apresentou aos presentes o Plano Diretor de Tecnologias da Cidade Inteligente (PDTCI), que prevê 50 metas a serem alcançadas pelo município, conta com 75 projetos e mais de R$ 5 bilhões investidos em inovação. Um dos objetivos é a finalização da Infovia da Cidade Inteligente, que terá 800 km de conexão à internet por fibra óptica.

“Salvador será a cidade mais conectada do Brasil. Vamos oferecer Wi-Fi gratuito em todos os prédios públicos, praças e pontos turísticos. O Hub Salvador, em funcionamento no Comércio, já é um sucesso. Tanto, que vamos construir outro hub, desta vez no Subúrbio, para também levar às regiões mais vulneráveis a possibilidade das pessoas aprenderem e se inserirem nesse mundo”, disse o prefeito.

Outra iniciativa lembrada foi a distribuição de 106 mil tablets para alunos da rede municipal e 8 mil chromebooks para professores, o que permitiu o acesso das crianças e jovens às plataformas de Ambiente Virtual de Aprendizado (AVA) e Tech4Kids, que trabalham com letramento digital.

A Fortinet, uma das maiores empresas de cibersegurança do mundo, é parceira da gestão municipal e responsável pela segurança das informações da rede da Prefeitura. Graças a esse trabalho, foi possível ampliar o alcance das políticas públicas através da internet. Uma dessas ações foi a reunião de todos os serviços em um único portal, o Salvador Digital.

Outros serviços que avançaram com tecnologia foi a vigilância de áreas públicas, com mais de 300 câmeras de monitoramento instaladas e a iluminação 100% em LED com luminárias inteligentes com 5G.

Bruno lembrou ainda que Fortinet e Prefeitura de Salvador assinaram em maio um acordo de cooperação. O plano de ação prevê um treinamento, organizado pelo Fortinet Training Institute, sobre segurança cibernética para cerca de 10 mil funcionários públicos, 20 mil professores da rede municipal e 115 mil alunos. Além disso, a parceria prevê treinamentos para a população.

Fonte e Foto: SECOM PMS

Related posts

Adriana Calcanhotto vem à Salvador para único show em homenagem à Gal Costa

Fulvio Bahia

Comissão de Constituição e Justiça define dias 27 e 28 para ‘sabatina’ de candidatos ao TCM

admin

Odontomóvel leva saúde bucal a escolas estaduais de 7 novos municípios

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais