Cerca de 160 estudantes de escolas estaduais da Bahia apresentaram, na tarde da última quarta-feira (16), um plano de ação com propostas para a educação da Bahia e para seus territórios de identidade. O trabalho realizado por 13 grupos com alunos dos 27 territórios de identidade do estado foi apresentado ao governador Jerônimo Rodrigues e à secretária da educação Adélia Pinheiro, que marcaram presença na exposição dos resultados das discussões, que começaram nesta terça-feira (15).
Para os grupos de trabalho, foram separados os 13 eixos do Estatuto da Juventude para serem estudados e analisados criticamente pelos estudantes. Após a discussão, os jovens construíram propostas a partir de diretrizes do Estatuto, como “Educação, Trabalho e Renda”, “Diversidade e Igualdade”, “Mulheres, Negros, LGBTQIAPN+, Pessoas com Deficiência”, “Saúde e Saúde Psicológica” e “Território (Indígenas, Quilombolas, Campo/Rural”.
“O objetivo, ao longo desses dias, é discutir temáticas de interesse da juventude e também as que trazem o valor da mobilização, da integração, do diálogo, do respeito à diversidade. Ao mesmo tempo, levamos para eles ferramentas e capacitação para que eles dialoguem melhor dentro das suas escolas”, afirmou a secretária da Educação Adélia Pinheiro.
O governador Jerônimo Rodrigues destacou que o Estado faz o seu papel, oferecendo as condições necessárias, infraestrutura, profissionais, material, acolhimento. “É importante compartilhar a responsabilidade da aprendizagem com as famílias, profissionais da educação, mas, acima de tudo, com os estudantes, que são nosso interesse. Quando eles se envolvem na aprendizagem, é mais fácil. É importante que eles compreendam, desde cedo, o seu lugar na condição de liderança, para expressar os desejos dos seus pares”. Jerônimo reforçou ainda que o evento é, na verdade, formação para a aprendizagem, mas também para a vida deles.
As lideranças estudantis tiveram uma formação sobre a estrutura da Secretaria da
Educação, o papel dos Núcleos Territoriais de Educação; Identidade, Diversidade e Território. Além de oficinas para qualificação da Escuta e do Acolhimento, para composição de Grêmio Estudantil, sobre Elaboração de projetos, Segurança digital e uso de redes sociais, Mediação de conflito e outros assuntos para instruir a comunicação com a comunidade escolar.
“Para mim, é uma busca pelo conhecimento. Vou voltar para a minha comunidade com uma grande bagagem. Tudo na vida é comunicação. A gente recebe as informações, ensinamentos, propostas e precisa passar adiante da melhor forma possível, para nos ajudar, ajudar a nossa comunidade e as escolas”, ponderou Kaun Gonçalves, líder de classe do 2° ano do Colégio Estadual Indígena Tupinambá de Olivença.
Novos líderes
Os estudantes do terceiro ano que são lideranças municipais ainda passarão o posto para os novos líderes de classe. Serão 38 líderes eleitos para representar o colegiado estadual. Do total, 19 serão titulares e outros 19 suplentes. Os candidatos serão eleitos e tomarão posse nesta quinta-feira (17).
Desde 2017 a Coordenação de Políticas para Juventude em Processos Educacionais (COJEPE) da Secretaria de Educação do Estado da Bahia (SEC) tem realizado a eleição de Líder de Classe nas unidades escolares e anexos da rede estadual do estado. Desde 2021, além da eleição de líder de classe, também acontecem as eleições para líder da escola, líder do município e líder do território.
Fonte: SECOM GOVBA
Foto: Fernando Vivas/GOVBA