A Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), iniciará na próxima segunda-feira (21), mais uma semana de cadastramento para emissão da carteira de identificação para pessoas com transtorno do espectro autista (CIPTEA). O cadastro vem sendo feito seguindo a ordem alfabética do primeiro nome da pessoa com autismo.
A CIPTEA, instituída no município através da Lei 3.118/2023, garante direitos como, a prioridade no atendimento e acesso aos serviços públicos e privados, em especial nas áreas de saúde, educação e assistência social. O documento será conferido a crianças e adultos independente do grau de autismo.
Segundo a superintendente de Atenção Básica da Sesau, Lorena Andrade, a estimativa é que sejam emitidas cerca de 500 carteiras. “Para oferecermos agilidade e conforto às pessoas com autismo e seus responsáveis, resolvemos dividir o cadastramento em blocos seguindo a ordem alfabética. Caso uma família tenha mais de uma pessoa com o espectro ela poderá fazer o cadastro de todos no mesmo dia. Por exemplo: Uma mãe tem dois filhos, um com o nome que comece com a letra A e outro J, ela poderá fazer os dois cadastros em um único dia” explicou.
Calendário para cadastramento
Os cadastros são realizados na Secretaria de Saúde, localizada no Shopping Águas Center, na avenida Adolfo Viana, S/N, seguindo o cronograma abaixo:
Primeiro nome com as letras I ou J: 21 a 23 de agosto – das 8h às 14h
Primeiro nome com a letra L: 24 e 25 de agosto – das 14h às 18h
Primeiro nome com a letras M ou N: 28 e 29 de agosto – das 14h às 18h
Primeiro nome com as letras O, P, Q ou R: 30 e 31 de agosto – das 14h às 18h
Primeiro nome com as letras S, T, U, V W, Y ou Z: 01, 04 e 05 de setembro – das 14h às 18h
Documentos
Para realizar o cadastro a pessoa autista ou seus responsáveis precisam levar os seguintes documentos: Laudo Médico que aponte o Transtorno do Espectro Autista, CPF, RG ou Certidão de Nascimento, comprovante de endereço, uma foto 3×4 recente e RG e CPF dos responsáveis.
Fonte / Imagem: SECOM PMJ