BahiaGoverno do EstadoPreservação Ambiental

Entrega Voluntária de Animais Silvestres encerra Semana de Conservação da Fauna em Itaberaba

Encerrando a 1ª Semana de Conservação da Fauna Silvestre no município de Itaberaba, que iniciou na última segunda-feira (14) com uma programação diversificada para a comunidade, o Inema promoverá, nesta sexta-feira (18), a Campanha de Entrega Voluntária de Animais Silvestres. O evento ocorrerá das 8h às 17h, tanto na Praça de Itaberaba quanto na praça do distrito de Guarita.

O objetivo é conscientizar sobre a importância de preservar essas espécies e destacar que não é adequado manter animais silvestres como animais de estimação. Durante a ação, os moradores podem voluntariamente entregar animais ao Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema). Os animais serão avaliados, cuidados e depois reintegrados ao seu habitat natural.

A 1ª Semana de Conservação da Fauna Silvestre integra o Programa de Educação Ambiental para a Conservação da Fauna Silvestre na Bahia. Seu foco é proteger a vida silvestre local e reduzir ameaças enfrentadas por essas espécies. Além disso, o Inema está conduzindo entrevistas em rádios locais para esclarecer as distinções entre fauna silvestre e doméstica, visando sensibilizar a população sobre a relevância da proteção desses animais.

A programação realizada em Itaberaba e Guarita abrangeram diversas etapas. Começando com a formação de educadores ambientais, incluindo professores das redes municipais e estaduais, que compartilham conhecimentos sobre a fauna silvestre e contribuem para a criação de materiais educativos, como jogos, teatros e desenhos, destinados a serem utilizados em suas salas de aula.

Além disso, oficinas direcionadas para as comunidades rurais e estudantes estão sendo realizadas durante a semana. As biólogas do Inema, Rosane Barreto e Samantha Grimaldi, estão conduzindo discussões relacionadas à fauna, abordando também a legislação que protege essas espécies. A conscientização sobre a redução das ameaças que afetam a fauna, como caça, comércio ilegal e aprisionamento de aves em gaiolas, também estão no foco das atividades.

A 1ª Semana de Conservação da Fauna Silvestre é uma iniciativa do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), em colaboração com o Conselho Gestor da Área Estadual de Relevante Interesse Ecológico – Serra do Orobó, e conta com o apoio da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Itaberaba.

Fonte / Foto: Ascom/Inema

Related posts

Salvador recebe prêmio global na China por ações de desenvolvimento sustentável 

Fulvio Bahia

Governo do Estado realiza entregas e autoriza pacote de obras em Cachoeira 

Fulvio Bahia

Sepromi desenvolve ações de combate ao racismo e outras violências no Carnaval

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais