BahiaFiscalizaçãoGoverno do EstadoMeio AmbienteTecnologia

Uso de drone e imagens de satélite auxiliam no monitoramento e fiscalização de desmatamento no oeste baiano 

Tecnologias incorporadas ao cotidiano das operações de fiscalização e monitoramento florestal, o uso de drones e o sensoriamento remoto têm se tornado importantes aliados nos trabalhos realizados pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) para coibir o desmatamento no bioma Cerrado. Liderando uma força tarefa, em parceria com a Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) e a Polícia Militar da Bahia, equipes do Instituto estão em campo, desde o dia 13 de Agosto, inspecionando áreas de dez municípios da Região Oeste que apresentam indícios de desmatamento ilegal de vegetação nativa.

Durante o planejamento da operação, técnicos do órgão ambiental realizaram todo o mapeamento prévio das áreas que serão fiscalizadas, com informações emitidas pelo MapBiomas Alerta e por meio de sensoriamento remoto. Foram analisadas imagens geradas por cerca de 180 satélites, reunidas pelo Programa Brasil Mais, uma parceria entre o Inema e o Ministério da Justiça e Segurança Pública do Governo Federal.

Através das imagens e fotos georreferenciadas, capturadas pelos drones, é possível monitorar com maior precisão e rapidez locais de difícil acesso, tornando o trabalho da fiscalização muito mais eficiente. “A Gestão Ambiental tem investido na modernização e compra de equipamentos para auxiliar nas mais complexas atividades desenvolvidas pelo corpo técnico do Inema. O uso dos drones otimiza o trabalho em campo com maior agilidade na tomada de decisão, por parte dos servidores, e na proteção aos biomas. Já utilizamos em várias frentes, a exemplo do monitoramento, nas inspeções de supressão de vegetação e na identificação de queimadas”, ressaltou a diretora-geral, Márcia Telles.

Segundo o diretor de Fiscalização Ambiental do Inema, Eduardo Topázio, outro destaque são as parcerias para utilização de dados e troca de informações com a ferramenta MapBiomas Alerta e o Programa Brasil Mais, do Governo Federal, permitindo um melhor detalhamento das áreas inspecionadas, integrando imagens de satélite e dados gerados por diversas instituições públicas, do setor ambiental e da segurança, fortalecendo ainda mais o combate aos crimes ambientais.

“A operação demonstra, mais uma vez, que o combate ao desmatamento é um dos eixos prioritários nas ações do Governo do Estado, norteando políticas de promoção à preservação ambiental e o desenvolvimento sustentável”, pontuou Topázio.

O especialista em meio ambiente da Unidade Regional do Inema em Vitória da Conquista, Lucas Borges, explica que antes de operar um drone, é preciso passar por treinamentos envolvendo conceitos de aviação, técnicas de fotografia aérea, funcionalidades e pilotagem. “Eles possuem configurações avançadas, chegando a locais que seriam quase impossíveis de alcançar por terra, capturando imagens em alta definição em tempo real, fornecendo ao técnico subsídios necessários para uma intervenção imediata, seja com a notificação aos responsáveis pela infração, na interdição da atividade e multa, seguindo os critérios estabelecidos na legislação ambiental”, destacou o especialista.

Plano Estadual de Combate ao Desmatamento no Cerrado

Batizado de Pacto pelo Cerrado tem por objetivo elencar e implementar ações prioritárias, de governabilidade da Sema e Inema, para reduzir, de forma inicial, o desmatamento ilegal no Cerrado baiano, criando condições para a transição de um modelo de desenvolvimento sustentável na região.

Fonte: ASCOM INEMA | Foto: Canva

Related posts

Malha cicloviária de Salvador terá 700 km até 2034, diz prefeitura

Fulvio Bahia

DPT e Corpo de Bombeiros realizam perícia de trios para o Carnaval 2023 até o dia 16

admin

Agronegócio foi responsável por 53,4% das exportações da Bahia no primeiro trimestre de 2024

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais