No período entre os dias 14 e 18, a equipe da Coordenação de Gestão de Fauna do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) desempenhou um papel importante na coordenação da Ação de Manejo de Espécies Exóticas Invasoras, no âmbito do Plano de Ação Territorial – PAT Chapada Diamantina/Serra da Jibóia.
A operação aconteceu nos municípios de Varzedo, Mucugê e Lençóis, sendo liderada pela consultora ambiental, Dra. Sílvia Ziller. A ação contou com o apoio do Sr. André Leal, proprietário de uma das áreas contempladas, da Brigada Voluntária de Mucugê e também do professor Abel Conceição, da Universidade Estadual de Feira de Santana UEFS, do Campus Avançado da Chapada Diamantina.
Além das atividades de campo relacionadas ao manejo, a equipe também realizou uma palestra direcionada aos moradores, visitantes e estudantes durante o Festival Literário de Mucugê-Fligê. Essa palestra foi realizada a convite do Instituto Sincorá e teve por objetivo destacar a importância da preservação das espécies ameaçadas de extinção, bem como conscientizar sobre os riscos que as espécies exóticas invasoras representam para a biodiversidade local.
Segundo Sara Alves, coordenadora do PAT Chapada Diamantina/Serra da JibóiaChapada, tanto as ações de manejo, como a sua divulgação para a comunidade são fundamentais para a conservação das espécies ameaçadas com ocorrência no território. “Essas ações acontecem no âmbito do projeto GEF Pró -especies – todos contra extinção, que apoia mais 18 ações do PAT Chapada Diamantina-Serra da Jiboia e várias outras em outros 12 PATs em 12 estados onde as espécies ameaçadas ocorrem”, explica.
Fonte e Foto: ASCOM INEMA/Divulgação