Assembleia Legislativa da BahiaPolítica

ALBA: Infraestrutura aprova instalação de subcomissão da Coelba

Eleito por unanimidade, Robinson Almeida (PT) vai coordenar os trabalhos do colegiado.

A Comissão de Infraestrutura, Desenvolvimento Econômico e Turismo, presidida pelo deputado Eduardo Salles (PP), aprovou, na reunião da última terça-feira (22), a instalação da Subcomissão de Acompanhamento da Execução do Contrato de Concessão da Coelba e Demandas e Investimentos Represados, composta pelos parlamentares Robinson Almeida (PT), eleito por unanimidade para coordenar os trabalhos, Eures Ribeiro (PSD), Cláudia Oliveira (PSD) e Tiago Correia (PSDB).

Também foi aprovado o requerimento do deputado Penalva (PDT) de incluir dois deputados suplentes na subcomissão, sendo o nome dele e o do deputado Pedro Tavares (UB), vice-presidente do colegiado, escolhidos para ocupar as posições.

O presidente Eduardo Salles esclareceu que o objetivo da subcomissão “não é ser uma caça às bruxas”. Segundo ele, a intenção é que os problemas na distribuição de energia no Estado sejam resolvidos, destravando o crescimento econômico, possibilitando a entrega de serviços essenciais, como escolas e estradas, e a melhoria de vida da população baiana.

O deputado Robinson Almeida agradeceu aos colegas por o elegerem coordenador da subcomissão, que, no prazo de duração regimental de um ano, produzirá um relatório. Ele explicou que será feita a avaliação do contrato de concessão, que vence em 2027, podendo ser renovado por mais 30 anos. “Faltando três anos em 2024, ou seja, daqui a um ano, a Coelba tem a prerrogativa de pedir a união a renovação por mais 30 anos”, explicou Robinson. Segundo o petista, caso o governo não questione a requisição no prazo de um ano e meio, o contrato se renova automaticamente.

“Vamos oficializar as denúncias e queixas sobre os serviços prestados pela Coelba”, explicou Robinson Almeida. Ele disse que a subcomissão vai requerer queixas registradas no Conselho de Consumidores da Coelba, no Procom e na União dos Municípios da Bahia (UPB) e que a ouvidoria da ALBA receberá demandas relacionadas à Coelba.

“Vamos conversar com a Coelba e pedir que resolva os problemas”, disse o coordenador da subcomissão, que ainda propôs assinar um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) com a empresa. Caso a empresa não resolva os problemas de prestação de serviço que a colocam com campeã de queixas no Estado, o relatório da subcomissão pedirá a não renovação do contrato do grupo Iberdrola, controlador da Neoenergia Coelba, com a União.

Seções Intinerantes

Dentro da pauta do dia, a Comissão de Infraestrutura também aprovou as datas de 5 e 6 de outubro, para a realização da sessão itinerante conjunta com a Comissão de Agricultura e Política Rural em Juazeiro, e as datas de 9 e 10 de novembro, para a realização da sessão itinerante conjunta com a Comissão de Agricultura e Política Rural em Porto Seguro.

Os deputados aprovaram ainda a participação da Comissão de Infraestrutura, Desenvolvimento Econômico e Turismo na audiência pública sobre o contrato da concessionária ViaBahia, que administra a BR-324 e a BR-116, na próxima terça-feira (29), às 16h, na Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados, em Brasília. A audiência foi proposta pelos deputados federais baianos Diego Coronel e Gabriel Nunes.

Os membros do colegiado, aproveitando a viagem marcada para capital federal, aprovaram também uma reunião com a diretoria da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), na manhã da terça-feira, e uma reunião, por solicitação do deputado Marcinho Oliveira (UB), com o ministro do Turismo, Celso Sabino, às 18h do mesmo dia.

Para a quarta-feira (30), ficou aprovada, por sugestão da deputada Cláudia Oliveira, uma reunião a ser agendada com o ministro da Casa Civil, Rui Costa, para tratar de destinações das verbas do PAC na Bahia. A demanda surgiu após a solicitação do deputado Bobô de que a Comissão de Infraestrutura dê uma atenção especial à destinação das verbas do PAC, com R$ 119 bilhões para obras na Bahia anunciados pelo governo federal. Segundo o parlamentar, é preciso que estes recursos sejam bem distribuídos, dando prioridade às regiões menos favorecidas do sertão baiano, ainda sem água e energia.

Por fim, foi aprovada uma audiência pública sobre a situação da obra do VLT (veículo leve sobre trilho) do subúrbio de Salvador, após o rompimento do contrato do governo com o consórcio Skyraill. Serão convidados para o evento, proposto pelo deputado Robinson Almeida, o secretário da Casa Civil, Afonso Florence, e a secretária de Desenvolvimento Urbano, Jusmari Oliveira.

Durante a reunião, também foi aprovado o parecer favorável do deputado Eures Ribeiro (PSD) referente ao PL 21.703/15, de autoria do deputado Alex da Piatã (PSD), que dispõe sobre a obrigatoriedade de as operadoras de planos de saúde comunicar previamente e individualmente aos consumidores sobre o descredenciamento de hospitais, laboratórios médicos e congêneres no âmbito do Estado da Bahia.

As relatorias de dois projetos de lei também foram distribuídas pelo presidente Eduardo Salles. O PL 21.472/15, de autoria do próprio chefe do Colegiado e que institui a Política Estadual de Incentivo à Produção de Cacau de Qualidade, foi entregue à relatoria de Pedro Tavares. E o PL 22.996/18, que institui a Política Estadual de Estímulo ao Uso de Energia Solar Fotovoltaica, de autoria do deputado Pedro Tavares, foi distribuído para a deputada Cláudia Oliveira.

Participaram da reunião os deputados Eduardo Salles (PP), presidente da Comissão, Pedro Tavares (UB), vice-presidente, Robinson Almeida (PT), Marcinho Oliveira (UB), Penalva (PDT), Bobô (PC do B), Raimundinho da JR (PL) e Eures Ribeiro (PSD), além da deputada Cláudia Oliveira (PSD). O deputado Hassan (PP), que não integra o colegiado, também participou da reunião.

Fonte: ASCOM ALBA
Foto: JulianaAndrade/AgênciaALBA

Related posts

STF deve julgar descriminalização do porte de drogas no próximo ano

Fulvio Bahia

Candeias: Émerson Nino pede exoneração do cargo de Secretário Minicipal para assumir presidência do PT:

Fulvio Bahia

“Fica criando polêmica para ver se aparece”, diz Éden sobre ACM Neto

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais