CapacitaçãoEducação

Procura por idiomas além do inglês cresce 36% em 2023; Espanhol é o mais buscado e tem ensino em Salvador certificado pelo Governo da Espanha

Instituto Cervantes destaca relevância do idioma para alavancar carreiras, com oportunidades na Bahia. “Há grandes corporações de origem espanhola e latino-americanas”, analisa diretor. 

A procura de estudantes brasileiros interessados em aprender outro idioma, além do inglês, aumentou 36% no primeiro semestre de 2023, se comparado ao mesmo período de 2022. Os dados foram revelados a partir de levantamento realizado pela consultoria internacional Student Travel Bureau (STB), especializada em educação internacional. De acordo com a entidade, a maior parte dos estudantes busca estudar o idioma espanhol, e é a Espanha o país que aparece no ranking dos locais que mais atraem o interesse dos alunos.

O espanhol é porta de entrada em multinacionais, e assim como em escala global, na Bahia, também representa um vetor de oportunidades para trilhar carreira em grandes companhias. “Muitas vezes, as pessoas não se dão conta, mas aqui no estado, há grandes corporações de origem espanhola e latino-americanas, como os grupos Cencosud, Neoenergia, Iberostar e Siemens Gamesa, só para citar alguns exemplos. São empresas importantes para o cenário econômico regional”, avalia o diretor do Instituto Cervantes Salvador, Daniel Gallego Arcas. A instituição pertence ao Governo da Espanha e oferece cursos regulares de espanhol na capital baiana, além de promover aproximação entre as culturas dos dois países. 

O espanhol é falado por mais de 500 milhões de pessoas em todo o mundo, e os brasileiros são 28% do total de estudantes do idioma ao redor do planeta, só perdendo em interesse para os americanos, segundo dados do mais recente “Anuário Espanhol pelo Mundo”, divulgado pelo Instituto Cervantes, em Madri.

ENSINO CERTIFICADO – Com sede em Salvador, o Instituto Cervantes pertence ao Governo da Espanha e oferece cursos regulares de espanhol, com professores nativos, voltados para turmas em todos os níveis de aprendizado, presencialmente e em videoaulas. É lá que são organizados e aplicados os exames para emissão do Diploma de Espanhol como Língua Estrangeira (DELE), assim como a expedição de certificados e diplomas oficiais do Governo da Espanha para os estudantes. 

“Na América Latina, o Brasil se difere de seus vizinhos, sendo o único país de língua portuguesa. Os demais, em sua maioria, falam o espanhol. Qualquer estrangeiro que queira fazer uma graduação ou pós em universidades de países que têm como língua oficial o espanhol deve possuir um diploma oficial de proficiência”, aponta Daniel Gallego Arcas.

O Cervantes, instituição que Daniel Gallego Arcas dirige há quase cinco anos, funciona na Ladeira da Barra e é considerada um pedacinho da Espanha na Bahia. Além dos cursos, a instituição atua fortemente na promoção da cultura dos países hispano falantes.

Ranking dos países de língua não-inglesa mais procurados no 1° semestre de 2023:  
*Fonte: STB

1° Espanha
2° Itália
3° França
4° Alemanha

Ranking dos países de língua não-inglesa mais procurados em 2022:  
1° França 

2° Itália
3° Espanha
4° Alemanha 

Ranking dos países de língua não-inglesa mais procurados em 2019:  
1° Espanha
2° França
3° Itália 

 Instituto Cervantes
O Instituto Cervantes é uma instituição criada pelo Governo da Espanha em 1991 para promover, ensinar espanhol e divulgar a cultura da Espanha e dos países hispano falantes ao redor do mundo. Está presente nos cinco continentes com cerca de 90 centros, e a sede localizada em Salvador forma parte desta importante aposta da instituição para o ensino do espanhol no Brasil, país que atualmente possui o maior número de centros da rede.

Fonte / Foto: Darana RP

Related posts

SEC divulga resultado da segunda etapa do sorteio de vagas para cursos técnicos Prosub

Fulvio Bahia

CCR Metrô Bahia e Instituto CCR, em parceria com a co.liga, oferecem mais de 40 cursos gratuitos em economia criativa

Fulvio Bahia

CSI realiza palestra sobre Brigada de Incêndio e sua Importância para funcionários do TCE e TCM

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais